Você faz backup dos seus dados com frequencia?

Documentos, planilhas, apresentações, mensagens, fotos, músicas, vídeos, configurações pessoais… Tudo que há no computador pode ir para o espaço se acontecer um problema e você não tiver feito uma cópia de segurança.

Com freqüência, damos atenção ao backup somente depois que o estrago aconteceu. Mas não deveria ser assim.

Com um pouco de planejamento e disciplina é possível resguardar qualquer tipo de informação.

Arquivos e sistema

Se você é usuário das versões Home Premium, Ultimate e Business do Vista, por exemplo, pode explorar os recursos de backup de arquivos e pastas que o sistema operacional oferece. Se você quer apenas fazer cópias de algumas pastas importantes pode optar por um jeito mais fácil: instalar o SyncToy e manter o conteúdo dessa pasta sincronizado com o pen drive.

Rede

Quando há uma rede de computadores, uma saída é manter uma cópia do conteúdo dos discos de todos os computadores num servidor de arquivos. Veja como criar essas imagens com o DriveClone. Se há máquinas rodando Ubuntu na rede, é possível automatizar os backups com a ajuda do rsync.

Mensagens

Preocupado com as mensagens do Gmail? Você pode fazer uma cópia do conteúdo das informações armazenadas com o Gmail Backup ou usar o MailStore.

Posts em blogs

Os posts de seu blog também podem ser protegidos. Quem mantém seu diário virtual no Blogger pode baixar e usar o Blogger Backup. Outra opção é usar o serviço BlogBackupr, que oferece suporte completo ao Blogger e ao WordPress e você pode baixar as cópias em três formatos : (xml, txt e html). Dá até para restaurar o blog se houver algum problema.

Firefox e Messenger

É possível também fazer cópias de segurança de favoritos e configurações pessoais do Firefox. O Windows Live Messenger também armazena dados no PC. Veja como fazer backup do MSN.

Conteúdo de CDs e DVDs

Quer fazer backup de CDs ou DVDs em cópias totalmente fiéis? Confira um tutorial para criar drives virtuais com o conteúdo desses discos.

Deixe seu Comentário