Backup online com o DriveClone

Problemas com arquivos corrompidos, invasões de vírus e falhas repentinas de software são situações corriqueiras num ambiente de rede.

Na maioria dos casos, recuperar esses arquivos torna-se uma tremenda dor de cabeça.

Para contornar esses problemas, uma boa dica é manter uma cópia do conteúdo do disco de todos os PCs num servidor de arquivos.

Para fazer isso, vamos usar o software DriveClone Pro, vendido por 96 reais. Ele realiza backups completos e incrementais dos PCs e pode armazená-los na rede. Também gera um CD ou pen drive que permite dar a partida se o sistema estiver corrompido. Confira o tutorial passo a passo.

1) Instalação
Baixe o DriveClone Pro 5 (» download), e instale-o em cada máquina cliente da rede. O software só trabalha na plataforma Windows (mas consegue armazenar backups em partições Linux nos padrões Ext2 e Ext3). Para não ter problemas na instalação, certifique-se, antes, de que o Windows esteja atualizado nas estações.

DriveClone - ferramenta completa para fazer backup

2) Backup
Concluída a instalação, será preciso fazer o backup inicial em cada uma das estações. Para isso, abra o programa e, na tela principal, clique em Backup do Meu Computador. Na próxima janela, selecione Criar um Novo Backup Completo e dê um nome para o arquivo. Clique em Iniciar e selecione o local aonde o backup será enviado — de preferência, um espaço reservado no servidor ou em algum storage de rede.

3) Atualizações
Finalizado o backup inicial, selecione a opção Agendamento de Backup Incremental e, depois, Editar Configurações. Clique na caixa com o nome do arquivo e selecione a periodicidade das atualizações e o horário em que elas devem acontecer.

4) Pronto para o pior
Vamos gravar um CD ou pen drive de partida. Você poderá usá-lo para iniciar o sistema se ele se corromper. Na tela principal, selecione a opção Backup e, depois, Disco de Recuperação Inicializável. Escolha entre criação de um arquivo para CD/DVD ou para dispositivo USB. A primeira opção é compatível com máquinas que não permitem dar a partida por meio de um dispositivo USB. A segunda é mais rápida. Feita a escolha, coloque o CD no drive ou encaixe um pen drive na porta USB. Clique em Próximo para concluir.

5) Ordem de partida
Se houver perda de dados e você precisar recuperá-los, certifique-se de que o micro com problemas esteja configurado para partida pelo CD/DVD ou pen drive (dependendo da escolha feita no item anterior). Para isso, entre no sistema de configuração da BIOS. Dependendo do PC, isso é feito teclando Del ou F2 na partida. Navegue pelos menus até encontrar a opção de configurar o dispositivo de boot. Indique CD/DVD ou USB como primeira opção. Feito isso, tecle F10 ou use os menus para salvar as modificações.

6) Restauração
Com o CD/DVD ou pen drive no micro, inicie o sistema e aguarde o carregamento do assistente de restauração. Agora, selecione Restaurar Meu Computador. Clique no botão Navegar, escolha a opção Rede Local (LAN) e aguarde que os computadores em rede sejam reconhecidos. Selecione a unidade de disco que contém a cópia de segurança que você deseja recuperar. Digite sua senha de administrador e selecione o arquivo com terminação .SCO adequado. Aguarde o término da restauração e reinicie o micro.

7) Cópias simples
Se você preferir fazer um backup simples, apenas com os arquivos críticos do sistema, selecione a opção Backup de Arquivos. Dê um nome para a imagem que será gerada e marque os itens relevantes. Você também pode adicionar pastas clicando na opção Adicionar Arquivos/Pasta Arquivos. Clique em Próximo, selecione o local em que a imagem será gravada e pressione Próximo até a finalização do processo. Para recuperar os arquivos em alguma máquina problemática, execute o DriveClone Server. Vá à seção Restaurar, selecione Restaurar Arquivos e faça uma Procura pela pasta que contenha o backup desejado.

ACESSO REMOTO

Quem preferir um backup com controle centralizado pode usar o DriveClone Network 5. Essa versão do programa faz backup e restauração sem que haja a necessidade de acesso físico aos micros. Para isso, o programa deve ser instalado num servidor. Os arquivos de segurança ficam armazenados numa pasta compartilhada na rede.

Nenhuma Resposta

Deixe seu Comentário