Utilize os backups nativos do Windows Vista

Por Juliano Barreto

O Windows tem um programa de backup e um recurso de criação de pontos de restauração que permitem, respectivamente, recuperar arquivos e retornar o sistema a uma estágio anterior quando alguma coisa dá errado.

Veja como usar essas ferramentas no Windows Vista.

Pontos de restauração

Os pontos de restauração do Windows são uma maneira ágil de recuperar o sistema de problemas causados por programas maliciosos, vírus e de besteiras feitas pelo próprio usuário.

Para ativar esse recurso, digite a palavra Restauração na busca do Vista e clique no item Centro de Backup e Restauração. Clique no link Criar um Ponto de Restauração ou Alterar Configurações. Depois, certifique-se de marcar as partições para que os backups do sistema sejam feitos automaticamente. Para gravar um novo ponto, clique no botão Criar e dê um nome para o item.

Cópias de arquivos e pastas

No Centro de Backup e Restauração citado anteriormente você também encontra opção para fazer uma cópia completa dos dados gravados no PC. Mas a opção de cópia de arquivos só está disponível nas versões Premium, Ultimate e Business do Vista e a de backup completo apenas nestas duas últimas.

A opção de Backup de Arquivos é bastante simples de usar. Primeiro você escolhe o destino do backup. Depois, seleciona os tipos de arquivos que serão salvos e a frequência com que as cópias de segurança serão feitas. Pronto, é só deixar o resto com o Windows, que gravará os dados automaticamente na data.

Quem usa outras versões do Visa pode realizar backups automáticos com a ajuda de outros programas. O Second Copy é uma dessas opções. Ele custa 30 dólares, mas tem uma versão de avaliação que pode ser usada sem custo por 30 dias. O Second Copy roda em segundo plano no Windows.

Para começar a usá-lo, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone azul na bandeja do sistema e depois sobre Show Profiles. Na janela que aparecerá, clique em File e depois em New Profile. Um assistente se abrirá, e você deverá informar qual pasta deverá ser copiada, o destino do backup e a frequência com que as cópias de segurança serão feitas. Na tela final antes do backup, você deverá escolher o tipo de cópia. É interessante optar pelo backup com compactação.

Nenhuma Resposta

Deixe seu Comentário