TV 3D: enxergando em três dimensões

Quando você olha para um objeto no mundo real você o vê como um objeto tridimensional, certo?

Mas se você vir o mesmo objeto na tela da TV ele parece plano, não é?

O que acontece e como a tecnologia 3D contorna esse problema?

Tudo tem a ver com a forma como nós focalizamos os objetos.

Nós vemos coisas porque nossos olhos absorvem a luz refletida dos itens. Nossos cérebros interpretam a luz e criam uma imagem em nossas mentes. Quando um objeto está longe, a luz viajando para um olho é paralela com a luz viajando para o outro olho. Mas à medida que o objeto chega mais perto, as linhas não são mais paralelas – elas convergem e nossos olhos “trocam” para compensar. Você pode ver esse efeito em ação se você tentar olhar algo que está bem na frente do seu nariz – você vai conseguir uma adorável expressão de olhos cruzados.

Este comercial em 3D foi exibido durante os intervalos da final do Superbowl; como imagens
que parecem borradas ficam nítidas em uma transmissão 3D? É tudo uma questão de foco.

Quando você focaliza um objeto, seu cérebro leva em conta o esforço exigido para ajustar seus olhos para focalizá-lo, bem como o quanto seus olhos tinham de convergir. Juntas, essas informações permitem estimar quão longe um objeto está. Se seus olhos tiverem de convergir bastante, então é lógico que o objeto está perto de você.

O segredo dos filmes e televisores 3D é que ao mostrar a cada olho a mesma imagem em duas posições diferentes, você pode fazer seu cérebro pensar que a imagem chata que você está vendo tem profundidade. Mas isso também significa que os pontos de foco e convergência não casem com o modo com que eles fazem em objetos reais. Embora seus olhos possam convergir para duas imagens que parecem ser um objeto bem na sua frente, eles, na verdade, estão focando em uma tela que está mais longe. É por isso que você fica com a vista cansada se tentar assistir a muitos filmes 3D de uma mesma cadeira.

Como você mostra duas imagens diferentes que parecem ser apenas uma? Está tudo nas lentes.

Conheça os óculos 3D passivos

Óculos ativos e TV 3D prontas

Televisores prontos para 3D

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Como funciona a TV 3D ? 3 de novembro de 2010

Deixe seu Comentário