Óculos ativos e TV 3D prontas

Nos últimos anos, engenheiros apareceram com uma nova forma de criar imagens tridimensionais em cinemas e televisões.

Você ainda usa óculos 3D com este método, mas eles não têm lentes coloridas.

O método não compromete a qualidade da cor da imagem como fazem os óculos anáglifos.

E também não exige que você coloque um filme de polarização na tela da sua tevê.

O que ele faz é controlar quando cada um de seus olhos pode ver a tela.

O óculos usa a tecnologia de LCD para se tornar uma parte ativa da experiência de observação. Eles têm sensores infravermelhos que permitem que eles se conectem sem fio com seu televisor ou display. À medida em que o conteúdo 3D aparece na tela, a imagem alterna entre dois conjuntos da mesma imagem. Os dois conjuntos estão deslocados um do outro, de modo similar ao que acontece com os sistemas de óculos passivos. Mas os dois conjuntos de imagens são mostrados ao mesmo tempo – eles ligam e desligam a uma taxa de velocidade incrível.
Na verdade, se você olhasse para a tela sem os óculos, ela apareceria como dois conjuntos de imagem simultâneos.

Óculos para TV 3D ativo

iStockphoto – As lentes LCD nos óculos alternam entre ser transparente e opaco à medida que as imagens se alternam na tela.

O olho esquerdo apaga todas as luzes quando a imagem do olho direito aparece na televisão e vice-versa. Isso acontece tão rápido que sua mente não pode detectar as lentes piscando (flicker). Mas porque ela está sincronizada exatamente com o que está na tela, cada olho vê apenas um conjunto das imagens duplas que você veria se não estivesse usando os óculos.

3D em alta definição

É mais fácil apresentar 3D em alta definição usando óculos ativos do que óculos passivos. Isso porque com o sistema de óculos passivos, a televisão tem de exibir dois conjuntos de imagens ao mesmo tempo. Um sistema de óculos ativos alterna entre os dois conjuntos de imagens a velocidades muito altas – é menos informação para a televisão lidar a qualquer momento.

Por muitos anos, as telas de LCD e plasma não foram boas candidatas para esse tipo de técnica. As taxas de refresh – a velocidade em que a televisão substitui a imagem na tela – foram muito baixas para que a tecnologia funcionasse sem que o espectador detectasse o flicker com os óculos. Mas agora você pode encontrar displays de plasma e LCD com taxas de refresh incríveis.

As taxas de refresh são apenas um das partes de uma televisão qualificada como 3D-ready, ou prontas para 3D.

» Conheça os televisores prontos para 3D

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Como funciona a TV 3D ? 3 de novembro de 2010
  2. Pingback: Conheça os óculos 3D passivos 3 de novembro de 2010

Deixe seu Comentário