Configure a conexão dos dispositivos clientes da rede sem fio

Computadores sem fio em geral incluem programas de configuração da empresa do hardware Wi-Fi, assim como o aplicativo do Painel de Controle do Windows.

Você pode conectar clientes com ambos os softwares, mas nós iremos focar na ferramenta do Windows.

Mas tenha sempre o software extra como uma opção para controlar as configurações de rede.

Abra as Conexões de Rede no Painel de Controle e clique com o botão direito na Conexão de Rede Sem fio. Selecione Propriedades. Depois vá na aba Redes Sem Fio e clique em Adicionar.

Digite o SSID para a rede e clique na caixa Conectar mesmo se esta rede não estiver em broadcasting. Escolha WPA2 para Autenticação de Rede. Configure criptografia de dados como AES e clique em OK duas vezes. De novo, clique outras duas vezes em Conexão de Rede Sem fio e escolha Redes Sem fio. Clique em Conectar. Digite a senha da rede e clique em Conectar. O PC vai salvar a senha e, no futuro, reconectar sozinho.

Use filtros de endereço MAC
Uma camada extra opcional de segurança conhecida como “adress filtering” (ou filtro de endereços) confronta os dispositivos conectados com sua própria lista de itens autorizados. Assim, mesmo que alguém consiga a senha, o roteador não permitirá que hardware não autorizado tenha acesso à sua rede.

A lista é baseada no endereço MAC (media access control) designada para cada hardware. Como as outras camadas de segurança, está não é infalível. Teoricamente, hackers podem mudar o endereço MAC para que se iguale a um de seus IDs. Mas um ataque como esse é pouco provável, principalmente quando se combina filtro de endereço MAC com os passos de segurança anteriores.

Filtro de endereços traz, de fato, um passo a mais ao processo de conectar novos dispositivos à sua rede, mas em compensação você ganha um pouco mais de tranqüilidade. Não pense que esse filtro é o equivalente a criptografia, no entanto: ele não impede que suas transmissões sejam interceptadas, como o WPA2 faz. Para começar, conecte todos os seus clients wireless à rede usando sua senha WPA2. Lembre-se de incluir PCs, smartphones, consoles de games sem fio etc.

Acesse novamente as configurações de seu roteador sem fio (será necessário digitar o usuário e senha – que foi alterada no início da configuração). Procure uma opção de configurar o filtro de endereçamento MAC (às vezes chamado de filtro de rede). Ative o filtro, e configure-o de maneira que permita apenas endereços MAC identificados acessarem a rede.

Vários roteadores possuem um botão que mostra todos os dispositivos conectados e permite adicioná-los automaticamente. Se não for o caso, antes de ativar o filtro, copie o endereço MAC da tabela do cliente DHCP; geralmente, aparece abaixo do título Status. Salve as mudanças e espere o roteador reiniciar se necessário.

A partir de então, você terá que digitar o endereço MAC para qualquer dispositivo que queira adicionar à sua rede. Você pode buscar por um endereço MAC clicando em Iniciar, Executar, digitando CMD e dando OK. Depois, digite ipconfig /all e aperte Enter. Procure o conjunto de seis pares de números e letras na área de Configuração da Rede Sem fio.

« Anterior 1 2 3 4 5

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Modelos especiais de roteador sem fio 26 de março de 2009
  2. Pingback: Configure seu roteador sem fio 26 de março de 2009

Deixe seu Comentário