Testes de velocidade, segurança e interface dos e-mails

Embora as diferentes características de um serviço de e-mail sejam de grande valia, nada disso importa se ele não for realmente funcional.

Em nossos testes, avaliamos aspectos quanto a velocidade, segurança e interface dos aplicativos, comparando quesitos que felizmente se mostraram satisfatórios na maioria dos casos.

Velocidade

A melhor maneira de se avaliar a soma da velocidade de envio e recebimento de um serviço é enviando um e-mail para si mesmo.

Depois de analisar o comportamento dos serviços e conferir o tempo gasto nas tarefas, pude concluir que o Gmail é o mais rápido tanto para envio quanto recebimento.

Yahoo e Hotmail são semelhantes nestes aspectos. Em recebimento e envio ambos também são muito rápidos, mas em alguns momentos durante o dia este processo se tornou bem mais lento, o que não aconteceu com o Gmail em nenhum momento.

Segurança

Avaliando a capacidade dos serviços de e-mail em reter spam e outras situações de risco, decidi enviar e-maisl já considerados como spam de um serviço para outro, avaliando as interpretações deles quanto a uma mesma mensagem de propaganda ou até mesmo danosa ao computador. Felizmente, dos arquivos enviados da conta do Hotmail para as outras, tudo foi considerado como Spam, o que dá um bom crédito aos serviços.

Outra forma pensada para analisar a situação foi enviar e-mails com nomes potencialmente passíveis de serem mensagens fraudulentas, como “teste” ou “fotos”, por exemplo. Curiosamente, o e-mail do Yahoo prefere prevenir a remediar, classificando como Spam até mesmo o meu próprio e-mail que enviei para a minha conta.

Interface

Em relação á construção da interface dos serviços e o seu design, coloco o Gmail em primeiro lugar, por ter considerado ele nitidamente mais intuitivo que os outros, além de ter mais opções de personalização.

É muito simples organizar tudo dentro do Gmail, e a velocidade com que isso acontece é satisfatória. Todas as funções são muito bem divididas, visíveis facilmente ao passar os olhos sobre a página inicial do aplicativo.

Em segundo lugar fica o Hotmail, com boa visualização das funções básicas do programa e bastante interatividade com os outros serviços da Live. As pastas criadas por você ficam logo abaixo das opções básicas e a barra de pesquisas fica sobre a lista de e-mails, facilitando a busca.

A barra superior do serviço, que pode ser personalizada em sua aparência, apresenta funções interessantes para o usuário. Finalmente, ter testado o serviço durante tanto tempo o coloca como um serviço de e-mail interessante, em especial para quem faz uso dele a partir do Windows Live Messenger.

Em último lugar nos testes de interface ficou o Yahoo Mail, que apesar de limpo e enxuto, deixa um pouco a desejar quanto á personalização da sua página, algo essencial nos programas atuais. As opções e configurações também poderiam ser melhor elaboradas, tornando mais simples mexer nos aspectos fundamentais do programa, um problema também encontrado em partes no Hotmail.

Yahoo saindo do forno

Acaba de ser disponibilizada uma versão atualizada e mais bonita do Yahoo Mail, mas com basicamente as mesmas funções do aplicativo original. As principais mudanças são na maneira de visualizar diferentes pastas do serviço, em abas que ficam na parte superior da caixa de entrada, uma idéia no mínimo muito interessante. O layout em relação a cores e estilos também está mais bonito.

« Anterior 1 2 3 4 Próximo »

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Testamos os melhores serviços de e-mail da web 20 de abril de 2009
  2. Pingback: Qual é o melhor serviço de e-mail? 20 de abril de 2009

Deixe seu Comentário