Testamos os melhores serviços de e-mail da web

Por Willian Fonseca

Analisamos as características fundamentais dos serviços de e-mail mais utilizados atualmente.

Este artigo visa avaliar os diferentes aspectos dos serviços de e-mail mais comuns.

Há alguns anos, muitas pessoas achavam mais cômodo fazer uso dos e-mails nativos de provedores de acesso, em especial na época da Internet discada.

Nos dias de hoje, a história é um pouco diferente. Os serviços mais usados pelos usuários do mundo todo são o Gmail, o Hotmail e o Yahoo Mail, alvos dos testes e comparações neste artigo.

Como funciona a avaliação

Nos testes e avaliações realizados não atribuímos valores livres para as notas em cada quesito, visto que esse método envolve muito a parcialidade de quem aplica a avaliação. Para melhores resultados, foi adotado um esquema de atribuição de notas semelhante ao que acontece em uma corrida.

Desta forma, os serviços que mais se destacarem ou cumprirem suas funções plenamente recebem a nota 10 no quesito, como se fossem os primeiros lugares, embora em uma corrida real só exista um campeão. Os que ficarem um pouco atrás recebem a nota 9, e assim sucessivamente, facilitando a comparação entre eles.

Pode-se concluir então que com a nota 10 o serviço alcança um nível satisfatório e ainda oferece bons adicionais,  com 9 ele é bom, mas precisa melhorar alguns detalhes, recebendo 8, ele está na média esperada e, caso deixe a desejar, ficará com 7.

Finalmente, se o serviço de e-mail analisado não contar com a função em questão, ele não recebe nota para ela. Nos testes práticos a idéia é a mesma, e ao término de tudo é feita uma somatória dos pontos conseguidos por cada um deles, finalizando a comparação.

1 2 3 4 Próximo »

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Qual é o melhor serviço de e-mail? 20 de abril de 2009

Deixe seu Comentário