O impacto da Tecnologia de Informação na sociedade do futuro

O impacto da TI na sociedade do futuro é imprevisível, sabemos sim que a evolução tecnológica impactará fortemente nos aspectos econômicos, políticos, institucionais, sociais e culturais da nossa civilização.

O problema está em tentar prever qual a grandeza do impacto ou como o processo se desenrolará.

Existem hoje várias linhas de pesquisas ou grupos e projetos de pesquisas e produção científica de laboratórios de Inteligência Artificial, Rede Neural, Robótica, Lógica Nebulosa, Computação evolucionária, etc.

A Tecnologia da Informação e os sistemas aplicativos que ela utiliza tornaram-se altamente complexos e caros, ao mesmo tempo em que são estratégicos nos diferentes ambientes onde atuam. Essas características exigem padrões de qualidade cada vez mais apurados, não apenas da infra-estrutura tecnológica adotada, como também dos produtos desenvolvidos. No Brasil, estudos realizados, enfocando a qualidade do setor de software, mostraram a necessidade de um esforço conjunto e significativo para aumentar a maturidade dos processos de desenvolvimento dos produtos das nossas empresas.

Também no exterior, o modelo do SEI (Software Engineering Institute) vem se consolidando como referência. O CMMI (Capability Maturity Model Integration) inclui novas disciplinas, como engenharia de sistemas (incluindo hardware e redes), toda a parte de contratação de serviços, critérios de definição de fornecedores. A certificação da equipe nesse requisito de qualidade tornará a empresa uma referencia (benchmark).

A tendência é que cada vez mais haja uma padronização das atividades de forma que o serviço seja entregue igual em qualquer região do mundo, e que isso seja um fator competitivo para a empresa.
Com a fábrica de Software a tendência é que os custos caiam em até 30% o que vai aumentar ainda mais a competitividade do Brasil com relação à Índia, atualmente o país que possui a maior representatividade no mercado de projetos offshore.

Se pudéssemos mensurar e descrever toda a evolução tecnológica, em seus diversos aspectos, seria enfadonho e acredito que um só livro ou até uma enciclopédia não seria o bastante.

Utilizando ainda a Matemática, poderíamos dizer que a humanidade de uma forma geral cresce aritmeticamente, enquanto que a Tecnologia da Informação, aliado e evolução da Eletrônica, cresce de forma geométrica.

Acredito também que o futuro é inimaginável, pois nem mesmo o famoso Bill Gates, que já escreveu seu nome na história da humanidade, em seu livro “A Estrada do Futuro”, publicado em 1995, e com venda de mais de 2 milhões de exemplares, conseguiu com seu peculiar visionarismo prever de forma clara e objetiva os avanços e transformações tecnológicas na humanidade.

Na atualidade há uma realidade de robótica, inteligência artificial e computadores utilizando pesquisa de genomas, sendo capaz de efetuar 7,5 trilhões de cálculos por segundo e quem sabe não é um marco para novos profissionais que estarão daqui a 25 anos apresentando suas experiências.

« Anterior 1 2 3 4 5 6 7

2 Comments

  1. RAFAEL BARBOSA 24 de maio de 2011
  2. inara 12 de março de 2010

Deixe seu Comentário