Modos de liberar espaço no HD

O custo de armazenamento digital é cada vez menor e muitos dos computadores atuais já vem com HD de 500 GB a 1 TB, o que é espaço suficiente para guardar todos os seus arquivos.

De qualquer forma, se você estiver usando o Windows em um computador mais antigo, com espaço limitado em disco, aqui vai uma lista de coisas que você pode fazer para recuperar espaço instantâneamente.

Métodos Óbvios para Liberar Espaço no HD

1. Use o CCleaner para esvaziar completamente a lixeira do Windows, arquivos temporários de Internet, arquivos de log, de memória e outros arquivos que estejam ocupando espaço desnecessário e não aparecem no Windows Explorer.

O CClean também tem uma opção de limpar chaves de Registro do Windows e ainda cookies do navegador.

2. Use o Revo Uninstaller (versão gratuita) para remover programas por completo (inclusive arquivos de instalação e sobras), demos de games e outros materiais que não estejam mais em uso. O Revo possui um “modo de caça” que ajuda a desinstalar programas não listados na seção “Add/Remove Programs” do Painel de Controle.

3. Use tanto o WinDirStat quanto o Space Sniffer para localizar arquivos que estiverem ocupando o máximo de espaço em seu HD, e ainda apague os desnecessários, ou ainda você pode movê-los para outra partição. Você também pode usar a Pesquisa de Desktop do Windows para encontrar os arquivos maiores em seu sistema a pelo Windows Explorer.

4. Use o Duplicate Cleaner para encontrar arquivos duplicados. Podem ser vídeos, documentos, MP3s, arquivos zip ou rar, imagens e todos os outros tipos de arquivos. O Duplicate Cleaner compara o hash MD5 dos arquivos – não apenas os nomes ou o tamanho – e identifica as duplicatas com exatidão. Outra boa alternativa para remover arquivos duplicados é o Duplicate File Finder – um programa mais apropriado para iniciantes.

5. Vasculhe sua pasta de downloads e se livre de todos os instaladores de programas, pacotes de drivers, arquivos de imagem ISO, arquivos IPSW, máquinas virtuais, e outros arquivos não tão úteis que você pode ter baixado da Internet.

6. Se você curte assistir podcasts de vídeo, pode ser uma boa ideia deletar episódios antigos. Programas como o iTunes e o Zune oferecem opções para deletar automaticamente os episódios de podcast mais antigos ou que já foram assistidos.

7. Usuários do iPhone, iPad e do iPod Touch devem considerar a opção de deletar arquivos de backup do aparelho. Para isto, abra o iTunes –> Preferências –> Dispositivos e delete todos os backups de seu dispositivo iOS, menos o mais recente.

8. Se você já utilizou o Outlook e migrou para o Gmail, pode fazer backup de arquivos PST do Outlook no Gmail e depois movê-los para outro HD, se desejar. Todos os seus emails antigos podem ser acessados no próprio Gmail.

Meios Não Tão Óbvios de Liberar Espaço no HD

Exibir ▼

Deixe seu Comentário