Meu PC não reconhece um cartão SD. E agora?

Tenho um Nintendo DSi e uso cartão SD para conectar o console no PC.
Recebi uma mensagem de erro do Windows informando que o computador não foi capaz de reconhecer a unidade referente ao cartão de memória. O que fazer?
Taciana Camargo, Cabo Frio-RJ

Taciana, as origens do problema podem ser duas: a unidade de leitura de cartões do PC ou o próprio cartão de memória.

Na pior situação, o problema pode estar em ambos.

Remover um dispositivo de armazenamento portátil como pendrive ou leitor de cartões sem desligá-lo corretamente (clicando com o botão direito sobre o ícone do drive e selecionando Remover hardware com segurança), pode fazer com que o sistema ‘congele’ a unidade, impedindo o acesso aos dados.

Um procedimento que vale a pena tentar é desativar a unidade do computador que não está funcionando (suponhamos que seja H:) e depois inserir novamente o cartão SD para ver se o reconhecimento da unidade volta ao normal.

Para isso, clique em H:, que aparece na árvore do painel Pastas do Windows Explorer, com o botão direito e selecione Desconectar-se. Isto fará com que o a unidade de disco desapareça como opção.

Insira novamente o cartão SD e veja se o reconhecimento voltou a acontecer normalmente. Em caso negativo, insira ou outro cartão de memória para ver se o leitor é capaz de reconhecê-lo. Se sim, o dispositivo está funcionando corretamente; caso contrário, é provável que haja um problema de hardware.

Para verificar o estado de “saúde” do cartão de memória, peça a um amigo que tente acessá-lo em outro computador. Se funcionar, o problema está mesmo com o drive de leitura do seu PC; substitua a unidade assim que possível. Se o cartão não puder ser acessado neste outro computador, é bem provável que ele esteja arruinado e você tenha de comprar outro.

Reconhecendo o Cartão de Memória
Se o seu cartão de memória está em conflito com algum disco, ou seja, possui a mesma letra de um drive já instalado, você deverá então modificar a sua identificação, por exemplo, de D:/ para E:/ e isso é muito fácil:

Vá em Iniciar/Painel de Controle/Ferramentas Administrativas/Gerenciamento do Computador/Gerenciamento de Disco e identifique na barra de rolagem á direita a unidade de disc que corresponde ao seu cartão e clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Alterar letra da unidade de disco e pronto, é só escolher uma não utilizada.

Soluções profissionais
Além da escolha de outra letra da unidade ainda há mais o que fazer caso essas ações não surtam efeito. Existem softwares que podem tentar recuperar as informações gravadas no cartão, muitos deles freeware e, dependendo da importância dessas informações, pode-se também recorrer a empresas especializadas em recuperar dados.

7 Comments

  1. jair 30 de março de 2011
  2. Henrique 27 de fevereiro de 2011
  3. Zauk 14 de fevereiro de 2011
  4. Gisele 31 de janeiro de 2011
  5. Ton 16 de janeiro de 2011
  6. marcelo 30 de setembro de 2010
    • Galo 13 de abril de 2011

Deixe seu Comentário