Cuidado com Phishing – Mensagens que solicitam informações pessoais

Os spams surgem de diversas maneiras, inclusive como mensagens fraudulentas. Estas mensagens em massa são chamadas de ‘spoofing’ ou ‘phishing’ (‘pesca-senha’).

Tais práticas fraudulentas incluem o envio de mensagens que parecem ser de uma fonte legítima ou a criação de uma página da web que parece oficial e pedirá o seu nome de usuário e senha ou outras informações pessoais.

Essas mensagens ou páginas podem pedir o número do seu CPF, da sua conta bancária, da sua senha, do cartão de crédito e a data de aniversário ou o nome dos seus pais.

Em geral, os autores de spams pedem essas informações para tentar roubar a sua conta de email, o seu dinheiro, o seu crédito ou a sua identidade.

Alertas do Gmail

Atualmente, o Google está testando um serviço criado para alertar os usuários do Gmail sobre mensagens que parecem ser ataques do tipo phishing. Quando a Equipe do Gmail toma conhecimento desses ataques, os detalhes dessas mensagens são utilizados para identificar automaticamente futuros ataques do tipo phishing.

Resultado: quando um usuário do Gmail abre uma mensagem suspeita de ser ataque do tipo phishing, o Gmail exibe um aviso.

Os alertas de phishing do Gmail funcionam automaticamente, semelhante à filtragem de spam. Os filtros de spam do Gmail direcionam automaticamente as mensagens suspeitas de serem indesejadas para a seção ‘Spam’. Da mesma forma, os alertas de phishing do Gmail automaticamente exibem avisos com mensagens suspeitas de serem ataques do tipo phishing para que os usuários saibam como proceder antes de fornecer quaisquer informações pessoais.

Tenha sempre muito cuidado com as mensagens que pedem informações pessoais ou o direcionam a uma página da web que solicita informações pessoais. Se você receber esse tipo de mensagem, principalmente de uma fonte que diz ser o Google ou o Gmail, não forneça as informações solicitadas.

Veja o que você pode fazer para se proteger e deter os fraudadores »

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Como denunciar phishing no email? 19 de julho de 2010

Deixe seu Comentário