Como se proteger de fraudadores no Gmail

No artigo anterior tratamos de mensagens suspeitas no Gmail, que solicitam suas informações pessoais.

Agora veja o que você pode fazer para se proteger e deter os fraudadores:

Certifique-se de que o domínio do URL da página fornecida esteja correto e clique em qualquer imagem e link para verificar se você é direcionado às páginas corretas dentro do site.

Por exemplo, o URL do Gmail é http://mail.google.com/ ou, para ter ainda mais segurança, https://mail.google.com/.

Embora alguns links possam conter ‘gmail.com’, você poderá ser redirecionado para um outro site após digitar esses endereços no seu navegador.

  • Toda vez que você digitar qualquer informação pessoal, incluindo sua senha, procure sempre o ícone de cadeado fechado na barra de status localizada na parte inferior da janela do seu navegador.
  • Verifique os cabeçalhos das mensagens. O campo ‘De:’ pode ser facilmente manipulado para exibir um nome de remetente falso. Saiba como visualizar cabeçalhos.
  • Caso ainda não tenha certeza, entre em contato com a organização que parece ter enviado a mensagem. Não utilize o endereço de resposta na mensagem, já que ele pode ser falsificado. Em vez disso, visite o site oficial da empresa em questão e procure um endereço de contato diferente.
  • Se você fornecer informações sobre a sua conta ou informações pessoais como resultado de um spoof ou mensagem phishing ou pesca-senhas, tome precauções rapidamente. Envie uma cópia do cabeçalho e do texto inteiro da mensagem para o Federal Trade Commission em spam@uce.gov. Caso tenha fornecido os números do seu cartão de crédito ou da sua conta bancária, entre em contato com o seu banco. Caso suspeite ter sido vítima de roubo de identidade, entre em contato com as autoridades pertinentes.
  • O Gmail não envia mensagens em massa pedindo senhas ou informações pessoais. Se você acredita que sua conta do Gmail possa estar comprometida, entre em contato conosco pelo e-mail mail-abuse@google.com. Inclua o cabeçalho da mensagem suspeita e todo o texto da mensagem.

* Se o sistema marcar uma mensagem como phishing, mas você validou a fonte que enviou a mensagem, clique na seta para baixo ao lado de Responder na parte superior direita do painel de mensagens e selecione Informar que não é phishing para informar-nos que a mensagem é legítima.

Se você receber uma mensagem que o nosso sistema de detecção de pesca-senha não conseguiu detectar, clique em Denunciar como phishing para enviar uma cópia da mensagem para a Equipe do Gmail.

Nenhuma Resposta

Deixe seu Comentário