Como lidar com as senhas no trabalho

Da série ‘Como criar senhas seguras

Empresas de médio e grande portes costumam ter políticas de segurança que determinam como o usuário deve lidar/atualizar suas senhas, inclusive determinando penalidades caso as regras não sejam seguidas.

Quem tem um pequeno negócio, contudo, não costuma contar nem mesmo com um administrador de redes.

Mesmo assim, alguns procedimentos podem ajudar a aprimorar a segurança dos computadores da sua empresa.

Uma delas consiste em usar o console de gerenciamento do computador, do Windows XP, existente na grande maioria dos PCs nas empresas. Para acessá-lo, clique em Iniciar, Executar e digite gpedit.msc.

A aparência do console lembra muito o Windows Explorer, com as opções listadas em uma coluna do lado esquerdo da tela e, no lado direito, elas ficam disponíveis para alterações com cliques do mouse. Portanto, não é nada que precise de um curso para entender comandos complicados. Estes são os itens que merecem sua atenção:

Renovação de senha: Esse item é importante dentro de uma empresa. O período ideal é que a senha seja trocada a cada 30 dias. Além de reforçar a segurança, a troca periódica evita que alguém que eventualmente descubra uma senha, possa usá-la em outras situações.

Tela de bloqueio: Essa opção determina em quanto tempo (em minutos) o computador será bloqueado quando estiver ocioso. Muito últil quando a pessoa sai para o almoço e se esquece de bloquear sua estação com Crtl+Alt+Del.

O console tem outras funções que podem ser usadas. Explore-as e adote aquelas que podem ser úteis a seu modelo de negócios ou rotinas da sua empresa.

Deixe seu Comentário