Como improvisar uma Toolbar no Google Chrome (Fakebar)

Harry McCracken, do site Technologizer, é o homem por trás do Projeto Fakebar.

Existem dois métodos para imitar as funções da Toolbar no Google Chrome:

– pela barra de favoritos

– através dos Outros favoritos.

Esta segunda opção utiliza o JavaScript necessário para que os favoritos sejam mais do que apenas direcionadores de páginas.

Se você quiser experimentar e construir a sua Fakebar, aí vão algumas observações:

  1. Clique no menu de ferramentas do Chrome e selecione Sempre mostrar a barra de favoritos. Você vai reproduzir a barra como uma falsa Toolbar, por isso ela precisa estar sempre aberta.
  2. Nas instruções abaixo, os links são de sites que possuem a facilidade de “adicionar aos favoritos” –basta arrastar os links até a Barra de favoritos e soltá-los lá. Você também pode arrastá-los para organizar sua lista ao seu gosto.
  3. Os links são de páginas transformadas em favoritos; apenas clique no link, depois clique na estrela à esquerda da barra de endereços do Chrome (a Omnibox). Certifique se a Barra de favoritos está selecionada como uma pasta, então clique em fechar.
  4. Foram editados os nomes da maioria dos favoritos para coincidir com os nomes na Google Toolbar; você pode fazer isso clicando com o botão direito nos favoritos, quando eles já estiverem na Barra.

Começando pelo lado esquerdo da Toolbar:

Pesquisa Google
O campo de pesquisa da Google Toolbar seria bem supérfluo no Chrome, já que você pode fazer as buscas diretamente na Omnibox do navegador. Mas a Google Toolbar não seria a mesma sem a caixa de pesquisa.

Com a busca da Toolbar você marca qualquer texto numa página e clicar para pesquisar; se você não tiver marcado nada, ela pergunta pelo texto.

Google Notícias
Esse ícone é basicamente um link para o Google News; você pode reproduzí-lo simplesmente adicionando o Google News aos favoritos.

Novos botões para sua barra de ferramentas!
Esse ícone leva à algumas funções novas da Google Barra. Você pode ficar atualizado com os novos botões, criando um favorito que direciona a este artigo do blog Sistema Operacional do Google, que inclui sempre novas funções desenvolvidas para a Toolbar. Quando ele já estiver na sua Fakebar, você pode clicar no link para visitar a página e arrastar novos botões para sua Fakebar.

Gmail
Clique nesse ícone para entrar no Gmail; clicando na seta à direita sua caixa de entrada abre numa nova página, permitindo checar seus emails sem sair do site em que você está. Um simples favorito para o Gmail resolve isso.

Adicione esta Página
Clicando na estrela você adiciona a página atual usando os favoritos do Google na Web (que deveriam ter algum suporte no Chrome, mas não têm…). Este botão permite fazer a mesma coisa.


Esse link provê acesso a uma lista com seus favoritos salvos no Google. A parte suspensa do visual você consegue imitar, mas um simples link para a versão online resolve a parada.


Esse link fornece a posição no PageRank do Google para o site em que você está – A seta à direita permite o acesso à outras funções: uma que posibilita ver o cache da página (imitável com a dica nº 5 aqui), outra que permite ver as páginas similares (dica nº 6), e uma última que exibe as páginas com link para o site onde você está (dica nº 7).

Se você quiser ir além, pode imitar a lista suspensa por criar uma barra de favoritos no Chrome, colocando todos os favoritos dentro dela, e alterando os nomes para combinar com a terminologia da Toolbar. Assim »

Corretor Ortográfico
Esta função permite corrigir o texto digitado em formulários online. O Chrome já possui essa função como padrão.


Esse link/lista suspensa possibilita enviar links pelo Gmail, Blogger, ou via SMS. O botão Gmail trabalha pelo Gmail, e o BlogThis se encarrega do Blogger.

Tanto Google quanto Yahoo ofereciam serviços de SMS antigamente, mas abandonaram a idéia. Se você souber como reproduzir estas funções de SMS, deixe sua dica nos comentários.

Como no PageRank, você pode colocar uma pasta na Barra de favoritos e renomear os links para simular a lista suspensa.
Assim » 

Destacar os termos
Essa função destaca as palavras chave se acordo com as suas pesquisas mais recentes. Igual à dica nº 10 aqui.

Você pode não querer dedicar muito espaço da sua Barra para a Fakebar. Pode criar uma pasta na Barra de Favoritos chamada Fakebar – clique com o botão direito e escolha “Adicionar pasta…” – depois arraste todos os botões e favoritos para dentro ela. Isso vai abrir mais espaço e tornar a Fakebar mais eficiente, ainda que não seja uma barra de fato. 

Pelo menos serve para manter o espírito minimalista do Google.

11 Comments

  1. angelo orlandella 23 de outubro de 2010
  2. Eduardo Tetera 31 de outubro de 2009
  3. fsilvestre 31 de outubro de 2009
  4. Vini Santini 4 de outubro de 2009
  5. Anônimo 23 de setembro de 2009
  6. Ian 1 de setembro de 2009
  7. Eduardo Tetera 7 de agosto de 2009
  8. nelson 7 de agosto de 2009
  9. Anônimo 7 de agosto de 2009
  10. rodrigo 22 de julho de 2009
  11. Pingback: 10 truques para usar no Google Chrome - Toolbar 27 de setembro de 2008

Deixe seu Comentário