Ajuste o Wake-on-LAN para ligar o PC remotamente

Para que um PC possa ser acessado remotamente ele deve estar ligado.

Mas isso não significa que ele deve ficar ligado o tempo todo – por exemplo, durante o final-de-semana. você não precisa deixá-lo ligado por todo o tempo.

Máquinas mais recentes são compatíveis com a ferramenta Wake-on-LAN que, ao receber uma determinada solicitação da rede (como uma chamada de acesso remoto), torna disponível um equipamento que esteja em repouso.

Existem ainda soluções capazer de inicializar um PC que estava desligado. Qualquer das situações são alternativas interessantes para a economia de energia elétrica.

Para habilitar esse recurso em um PC com Windows XP, no menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre Meus Locais de Rede e selecione Propriedades. Clique com o botão direito do mouse sobre a sua conexão, selecione Propriedades e clique em Configurar.

Na aba Gerenciamento de Energia, habilite a opção Permitir que este Dispositivo Ligue o Computador. Finalize clicando em OK.

No Vista, abra o Painel de Controle de Rede e Compartilhamento, clique em Gerenciar Conexões de Rede. Clique com o botão direito do mouse sobre a sua conexão e então selecione Propriedades. Clique em Continuar, e em seguida em Configurar. Na aba Gerenciamento de Energia, habilite a opção Permitir que este Dispositivo Ligue o Computador. Pressione OK.

Você irá precisar dos endereços IP e MAC do computador ocioso para poder ligá-lo. Você pode até conseguir sem esses dados, mas poderá não funcionar se precisar acessá-los remotamente pela internet ou se um roteador estiver no caminho. Neste caso, você precisará saber os endereços MAC e IP do seu roteador. Tais informações podem ser encontradas na página inicial do assistente de configuração do roteador.

Para localizar os endereços IP e MAC do seu computador, clique em Iniciar e selecione Executar. Digite cmd e pressione Enter. Uma janela de comando irá abrir, então digite ipconfig/all e pressione Enter novamente.

Procure entre os resultados pelo Endereço IP e por um Endereço Físico (conhecido também como MAC). Assim que tiver esses números em mãos, acorde o PC remoto visitando a página do DSL Reports Wake on LAN. Se isto não funcionar com o endereço do seu roteador, consulte o manual do mesmo para ver como abrir a porta 9.

« Anterior 1 2 3 4

Uma Resposta

  1. Rogerio Barbosa Ferreira 29 de março de 2010
  2. Pingback: Habilite o acesso remoto no Windows 27 de maio de 2009
  3. Pingback: Como acessar um PC remoto 27 de maio de 2009

Deixe seu Comentário