XIII Semana Tecnológica e Cultural do IST-Rio

O Brasil encontra-se em uma nova fase de expansão.

Antes conhecido apenas pela exportação de café e pelos títulos obtidos no futebol, o Brasil inicia o Século XXI como um dos grandes participantes e atores do cenário global.

Com uma economia sólida, uma democracia estabelecida e uma sociedade diversa e multifacetada esta nação enfrenta o seu maior desafio: reduzir as diferenças sociais e garantir igualitariamente oportunidades para todos.

Sob este aspecto a Ciência e a Tecnologia são eixos vitais para atingir estas metas. Nos últimos anos o Brasil tem aumentado o investimento em Ciência e Tecnologia, passando de 0,5 do PIB para 1,0, já em 2006.

No âmbito do Governo do Estado do Rio de Janeiro estão previstos investimento na ordem de R$ 60 bilhões provenientes da esfera pública e privada, já considerando os eventos dos Jogos Olímpicos, Copa do Mundo e os Jogos Mundiais Militares. No âmbito da FAPERJ, a fundação de amparo à pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, aumentou os recursos que devem somar aproximadamente R$ 1 bilhão neste ano.

Como instituto de tecnologia, o IST-Rio tem como preocupação precípua o desenvolvimento e aplicação da pesquisa e da tecnologia e, neste contexto, amplia sua participação na sociedade oferecendo produtos e serviços tecnológicos que permitam a transformação do homem e da sociedade. A consolidação do curso de graduação, a abertura do curso de pós-graduação Lato Sensu e o início do planejamento do curso de Mestrado Profissional marcam esta estratégia: a de trazer a tecnologia e a ciência para a solução do cotidiano do cidadão de nosso estado.

A XIII Semana Tecnológica e Cultural propiciará o aprofundamento deste debate: como melhorar a produção de Ciência e Tecnológica no Brasil e em nosso estado. Palestrantes tais como Prof. Nival Nunes, conselheiro do Conselho Estadual de Educação, e Marcelo Sávio, da IBM abrem a semana como palestrantes chaves do evento. A XIII STC contará, também, com minicurso de linux, projetos de pesquisa dos alunos, identificação biométrica, programação de jogos. Profissionais tais como Cristiano Mariotti, da COPPE, Jorge Izabel, da IBM, Marcelo Augusto Diniz Xavier, da Petrobras, José Sepulveda, da FAETEC são alguns dos profissionais que ilustrarão esta semana.

Assim, o IST-Rio espera dar sua contribuição para a difusão da Educação da Ciência e da Tecnologia para a melhoria do homem e da sociedade.

19 à 23 de Outubro de 2009

Instituto Superior de Tecnologia do Rio de Janeiro.

Rua Clarimundo de Mello,847 – Quintino – RJ
Tel: 2596 3194 – www.faetec.rj.gov.br/ist-rio

Veja a Programação »

Deixe seu Comentário