Um protótipo de carro que aprende a dirigir pode auxiliar em direção segura

Projeto financiado pela União Europeia permite que carros ?aprendam? a dirigir durante o dia e alertem o motorista sobre perigos da via durante a noite.

Por Jacqueline Lafloufa

Um grupo de engenheiros está trabalhando em conjunto com a indústria automobilística para desenvolver um tipo de carro inteligente, capaz de aprender os padrões de direção seguros e de alertar o motorista quando este não estiver dirigindo com a o cuidado apropriado.

Segundo o site Softpedia, o Drivsco, que está sendo desenvolvido com financiamento da União Europeia, utiliza faróis de infravermelho, câmeras e um avançado processamento visual para visualizar melhor a estrada quando a visibilidade for limitada, oferecendo ao motorista alertas sobre a proximidade de outros veículos ou de uma curva fechada.

?O que queríamos era um sistema que aprendesse a dirigir durante o dia e correlacionasse essas informações com as ações do motorista?, explica Florentin Wörgötter, um dos desenvolvedores. ?Assim, durante a noite, o sistema pode avisar ? Devagar, uma curva se aproxima! ? ? uma curva que provavelmente o motorista não viu.?

Obviamente, por razões legais, o Drivsco ainda está limitado a ser um ?copiloto? que auxilia em uma direção mais segura. Mas, no futuro, é possível que ele possa efetivamente assumir o controle de um veículo. De acordo com o TG Daily, testes mostraram que o sistema é capaz de prever em tempo real como um determinado motorista iria lidar com situações em estradas e rodovias. O trânsito na cidade, no entanto, ainda é muito complexo para o Drivsco.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site oficial, que pode ser acessado pelo atalho bit.ly/aNfIpp.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094

Continue lendo »

Deixe seu Comentário