TV Globo proíbe uso de mídias sociais entre funcionários

A Rede Globo distribuiu um comunicado interno que tenta normatizar o uso de blogs, redes sociais e outros serviços online, como o Twitter, entre seus funcionários, notoriamente atores e apresentadores da emissora.

O comunicado da Globo afirma que as regras têm o “objetivo de proteger seus conteúdos da exploração indevida por terceiros” e representam um desdobramento do regimento da TV Globo para a relação de seus funcionários com outros veículos tradicionais.

O texto proíbe a “divulgação e ou comentários sobre temas/informações direta ou indiretamente relacionados às atividades ligadas à Rede Globo” ou qualquer outro dado obtido “em razão do relacionamento com a Rede Globo”.

É vetado também “a hospedagem em Portais ou outros sites, bem como a associação do nome, imagem ou voz dos contratados da Rede Globo a quaisquer veículos de comunicação que explorem as mídias sociais, ainda que o conteúdo disponibilizado seja pessoal”, o que coloca em risco contas no Twitter, como dos apresentadores Luciano Huck e Angélica, que interagem com seus seguidores.

A associação de funcionários a diferentes ferramentas sociais dependerá sempre da aprovação expressa da “direção de cada área, cabendo a esta definir sua linha editorial”, afirma o comunicado, divulgado pela Central Globo de Produções e reproduzido na íntegra no blog Globo Fail.

Além do casal de apresentadores, outros funcionários ilustres da emissora se destacaram pelo uso do Twitter, como o turbulento caso em que Xuxa brigou com alguns seguidores do seu perfil ou o momento em que o ator Bruno Gagliasso divulgou seu número de celular para sua base de seguidores.

Mais objetivo, o comunicado da Folha de S. Paulo, assinado pela editora-executiva da publicação, Eleonora de Lucena, estabelece duas normas aos seus funcionários: evitar tanto manifestações partidárias como endosso a campanhas e não oferecer gratuitamente artigos da versão digital do jornal impresso, disponíveis apenas por assinatura.

Deixe seu Comentário