Teclas modificadas nos notebooks Lenovo

Os novos notebooks e tablets ThinkPad, da Lenovo, serão as primeiras máquinas da empresa a romper uma tradição:

seus teclados, redesenhados de forma mais ergonômica, não tem mais a tecla SysRq.

Não sabe que tecla é esta? Ela fica próxima ao teclado numérico, geralmente dividindo espaço com a tecla PrtScn.

Você provavelmente não a conhecida porque esta tecla é uma relíquia do tempo dos mainframes, e inútil para 99% dos usuários desktop na atualidade. O nome significa “System Request”, e ela foi inclusa nos teclados como uma forma de enviar comandos diretamente à máquina, ignorando o sistema operacional.

A mudança foi resultado de um estudo conduzido pela Lenovo sobre a forma como os usuários interagem com suas máquinas, resultante da análise de padrões de uso obtidos através de “keyloggers” instalados em micros de funcionários voluntários. O mesmo estudo já havia levado em junho passado a mudanças no tamanho e posição das teclas Esc e Del no teclado do ThinkPad T400.

A eliminação da SysRq não foi a única mudança nos teclados dos ThinkPads. As teclas de função foram “invertidas”: geralmente em um notebook a fileira superior do teclado consite em teclas de função (F1, F2, F3…), que combinadas a uma tecla Fn permitem o ajuste de brilho, volume, etc. Nos novos portáteis é o contrário: as teclas por padrão fazem os ajustes, e combinadas à Fn servem como teclas de função. Novamente, o motivo é o mesmo: estudos mostraram que ajustar o brilho da tela ou o volume é muito mais comum do que apertar F3.

A decisão promete causar controvérsias, já que o layout do teclado dos PCs pouco mudou desde o primeiro modelo da IBM em 1981 – ironicamente, os ThinkPad eram IBM antes da linha ser vendida para a chinesa Lenovo em 2005. Talvez por essa tradição os ThinkPad são vistos como representantes máximos da computação corporativa, mantendo um histórico positivo de resistência, confiabilidade e compatibilidade com sistemas legados (como os mainframes) há quase duas décadas.

Mas na prática, cremos que a maioria dos usuários não se importará em perder mais algumas teclas em nome da simplicidade e mais espaço para as restantes. Lenovo, anote aí a nossa lista: PrtScn, Pause/Break, ScrLk, Alt GR…

3 Comments

  1. Leonardo Bernardi 15 de julho de 2017
  2. Adriano Lima 14 de abril de 2014
  3. Rogério Teixeira 24 de março de 2014

Deixe seu Comentário