Sony e Disney ameaçam processar fãs de Lost

O site LostBrasil suspendeu a distribuição de legendas em português para os episódios da terceira temporada do seriado de TV Lost após a Sony e a Disney ameaçarem processar os responsáveis pelo endereço.
O contato com o LostBrasil, que reúne a maior comunidade de fãs brasileiros do seriado, foi feito por meio da Adepi (Associação de Defesa da Propriedade Intelectual), entidade que representa os principais estúdios de cinema no país. Segundo Clayton Jorge, advogado da Adepi, a tradução do seriado e distribuição não-autorizadas de legendas violam as leis de direitos autorais.

Usuários do LostBrasil criavam legendas em português para os episódios da terceira temporada de Lost transmitidos pela TV americana ABC. O seriado é exibido no Brasil pelos canais AXN e Globo, mas com um atraso de meses. As legendas feitas pelo LostBrasil, normalmente liberadas no dia seguinte à exibição da série nos EUA, eram usadas pelos fãs com arquivos de vídeo baixados pelas redes BitTorrent e eDonkey. O site LostBrasil não vendia os arquivos de vídeo ou hospedava links para o download dos episódios.
Como as legendas foram retiradas do ar voluntariamente, até o momento, a questão não chegou à Justiça. Porém, Daniel Mello, administrador do LostBrasil, contesta a interpretação da lei feita pela Adepi e pretende buscar amparo jurídico para voltar a publicar as legendas. Mesmo sem legendas, o site LostBrasil continua funcionando normalmente.

No final de outubro, um dos principais sites de legendas do país, o Legendaz, foi fechado. Na ocasião, Ricardo Maranhão, dono do site, foi autuado pela Polícia Federal de Pernambuco, acusado de envolvimento na venda de DVDs piratas com filmes e seriados.

Deixe seu Comentário