Smartphones 3G: essa é a hora de comprar

por Ricardo Anderáos

Os preços baixos estão atraindo quem há anos sonha em comprar um notebook. Mais de 2,5 milhões de PCs portáteis serão vendidos este ano no Brasil.

Mas com a chegada da terceira geração da telefonia celular ao país, muita gente que já possui um notebook prefere deixar o computador em casa e encarar as ruas da cidade com um smartphone 3G nas mãos.

A principal vantagem é eliminar o risco de roubo do computador. Mas a facilidade de levar o smartphone no bolso e a possibilidade de navegar na internet em banda larga de qualquer ponto da cidade também são fortes argumentos a favor do telefoneturbinado versus o laptop. Com teclados completos para facilitar a digitação, esses aparelhos ainda podem acessar a internet via Wi-Fi, economizando na tarifa da operadora.

A Tim oferece 3G em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, Recife e Salvador. A Claro tem 3G em 42 cidades, incluindo as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Porto Alegre, além do Distrito Federal. As duas operadoras lideram a implantação de 3G no país e o mapa de sua cobertura aumenta a cada semana.

Alerta
Cuidado com uma questão técnica chata, mas fundamental para quem viaja muito pelas capitais brasileiras ou pretende comprar o smartphone fora das lojas das operadoras, seja no varejo ou em uma viagem ao exterior:

No Brasil o sinal 3G está sendo transmitido em duas freqüências diferentes: 850 Mhz e 2,1 Ghz. Se você comprar um celular que só funcione em 850 Mhz e a sua operadora for em 2,1 Ghz, ele não vai receber o sinal 3G. Isso não é problema para quem compra direto da operadora, só para quem compra em outras lojas.

A rede 3G da Claro só funciona em 850 Mhz, em qualquer das 42 cidades onde eles já oferecem o serviço. Já a TIM opera em 2,1 Ghz em São Paulo e no Rio, e em 850 Ghz nas outras cidades onde oferece o serviço. Portanto, se o seu celular só funciona em uma dessas freqüências, quando viajar para uma cidade diferente pode ficar sem o sinal 3G.

Importante ressaltar também que, nesse caso, o celular vai funcionar perfeitamente para os serviços de voz. Só a navegação na internet é que vai ficar lenta, perdendo assim o principal atrativo do 3G.
Continua >>

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Modelos indicados de Smartphone 3G 9 de setembro de 2008

Deixe seu Comentário