Seus dados numa partição separada e mais segura do Vista

por Lincoln Spector
É muito mais seguro deixar seus dados numa partição diferente daquela em que ficam o Windows e seus aplicativos.

Você já aprendeu, aqui no Infoescravo, como fazer isso no XP.

Agora saiba como fazer isso no Vista.

Restaurar o Windows para seu estado novinho em folha (um trabalho às vezes necessário) em geral implica em perder tudo que está na partição do sistema operacional do seu HD.

Isso inclui seus documentos, fotos, e tudo mais que chamamos de dados. Mover tudo isso para uma partição separada, portanto, proporciona mais segurança e comodidade.

Antes de começar, faça um backup de seu disco só por garantia.

Agora, vamos reduzir o tamanho da partição já existente e criar uma outra nova. Vá em Iniciar, digite diskmgmt.msc e clique Enter. No Gerenciamento de Disco que vai aparecer, clique com o botão direito na caixa da partição de seu HD e selecione Diminuir Volume.

Preencha a caixa de diálogo que vai ser mostrada com a quantidade bytes a ser reduzida. Quando o volume já tiver diminuído, clique com o botão direito do mouse na caixa Não alocado, selecione Novo Volume Simples e siga o tutorial. As configurações padrão provavelmente vão estar OK.

Novo volume em disco, no VistaAgora que você já tem as duas partições configuradas, certifique-se de que seu PC está exibindo arquivos e pastas ocultas: no Windows Explorer, selecione Organizar, depois Opções de Pasta e Pesquisa.

Clique na aba Modo de exibição, marque Mostrar pastas e arquivos ocultos e clique OK.

Você pode mudar isso mais tarde, caso prefira.

Agora, pra garantir de novo faça mais um backup de seu Registro.

Para ser mais prático, vamos chamar sua nova partição, que provavelmente será D: ou E:, pelo nome “X:”. E seu logon, vamos chamar de “logon”, como no caso C:UsuárioslogonDocumentos.

Navegue no Windows Explorer até a partição de dados, que você acabou de criar (aquela que vamos chamar de X:) e crie uma nova pasta com seu nome de logon (aquele que vamos chamar de logon). Depois clique em Iniciar e digite seu nome de logon na caixa de busca para abrir mais uma janela do Windows Explorer; isso irá mostrar sua antiga pasta C:Usuárioslogon.

Vamos começar movendo a pasta Documentos: clique com o botão direito em Documentos e selecione Propriedades. Clique na aba Atalho. Coloque X:logonDocumentos como o novo diretório. Responda afirmativamente a todas as perguntas do Windows que vão se seguir.

Você vai reparar, após o Windows ser reiniciado, que Documentos ainda estará disponível na pasta C:Usuários. Não tenha medo. Isso é só um atalho. Os arquivos estão, na verdade, em X:. Se você não acredita, abra a pasta Documentos e clique na barra de endereços.

Este mesmo truque vale para qualquer pasta em seu login, exceto a AppData. Você pode decidir quais delas mover.

Falando nisso, você vai ver alguns arquivos na pasta login, chamados ntuser.*. Não os remova! Eles fazem parte do Registro. Mesmo se foram movíveis para outra pasta, saiba que pertencem de fato à partição do Windows.

A pasta AppData pode ter conteúdo que você quer mover e outros que você não quer. E o Windows não deixa você transferir nada disso. Veja como mover aquilo que você precisa:

Em x:logon crie uma pasta AppData. Depois, em :Usuárioslogon, abra a AppData antiga e arraste a pasta Roaming para D:logonappdata. Este procedimento vai copiar, e não mover esse conteúdo.

Agora, você terá que editar o Registro. Vá em Iniciar, escreva regedit e dê Enter. No painel da esquerda, vá navegando até:

HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionExplorerUser Shell Folders

Clique duas vezes no ícone AppData, altere o campo Dados do valor para X: logon Application DataRoaming e aperte Enter. Reinicie, acesse C:UserslogonAppDataRoaming (certifique-se de que está na partição C:) e apague todas as pastas exceto a Microsoft. Esta, infelizmente, precisa ficar aí.

Editor do Registro, no Vista

Se você não estiver usando Outlook nem Windows Mail, pronto! Caso você esteja, siga as instruções extras a seguir.

Outlook
No Windows Explorer, navegue até C:UserslogonAppDataLocalMicrosoft. Dentro dessa pasta você vai encontrar uma subpasta chamada ‘Outlook’. Mova-a para X:logonApplication Data.

Depois vá em Iniciar, Painel de Controle. Clique duas vezes no ícone Email (se você não consegue visualizar este ícone, clique em Modo de exibição clássico).

Clique no botão Arquivos de Dados. Na aba Arquivos de Dados, clique na lista Pastas Particulares (provavelmente é a única). Dê OK na mensagem de erro que será dada. Navegue na caixa de diálogo que vai aparecer até X:logonApplication DataOutlook, clique duas vezes no arquivo exibido e feche as várias caixas de diálogo.

Windows Mail
Abra o Windows Mail e selecione Ferramentas, Opções, clique na aba Avançado e nos botões Manutenção e, em seguida, Pasta de Armazenamento. Clique em Alterar e escolha uma nova locação.

Pasta de armazenamento no Windows Mail

Quando você fechar o Windows Mail, o programa irá copiar os arquivos para o novo destino.

Deixe seu Comentário