6 passos para acessar seu PC remotamente

Imagine você em Cádiz, na Espanha, precisando de uma informação que está na sua casa, no Rio de Janeiro. Tarefa impossível? Não.

Pelo menos se você tiver o programa gratuito VNC (Virtual Network Computing) instalado, e condições de saber o IP de seu micro no momento. Para quem tem banda larga com IP fixo, isso é fácil. Com broadband e IP dinâmico, ou linha discada, com o IP mudando a cada conexão, isso é mais complicado, mas não impossível.

O software VNC permite que o usuário acesse via internet o seu PC e use qualquer programa ou aplicativo instalado nele. Veja como isso é feito em apenas seis passos.

1 – Faça o download do software. Além de ser gratuito, tem apenas 966 KB.

2 – O arquivo baixado está zipado e ao ser descompactado cria duas pastas diferentes: a VNC Viewer e a WinVNC. A primeira é o cliente, que não será preciso instalar – e que você pode guardar num disquete para usar, se quiser, quando estiver longe do micro. A segunda pasta contém o programa que deve ser instalado no “servidor”, ou seja, na máquina que será acessada.

3 – Clicando duas vezes na pasta WinVNC, a instalação é iniciada. O processo é simples e rápido. Inicialmente o software alerta que, se uma outra versão do VNC já estiver instalada na máquina, ela deve ser totalmente removida antes de a instalação ser iniciada. Depois você lê o termo de uso e define onde quer instalar o programa.

4 – Na primeira vez que o VNC é utilizado ainda é necessário fazer algumas configurações no programa. Para isso, é mostrada uma tela na qual você define uma senha e quantos computadores poderão acessar o PC ao mesmo tempo.

5 – Ainda nessa mesma tela você pode definir se durante o acesso do micro o mouse e o teclado estarão desativados. Essa opção é interessante para quem precisa dar cursos a distância e quer mostrar alguma tela de seu computador para os alunos sem que eles modifiquem as informações.

6 – Finalizada essa instalação, o software já está pronto para oferecer o acesso remoto do micro. A pessoa que irá acessar esse PC de qualquer lugar do mundo só precisará de uma cópia do VNC Viewer (aquela contida na primeira pasta que aparece após a descompactação).

Se você estiver sem uma cópia do Viewer em disquete, poderá resolver isso via internet, buscando-a em sua própria máquina. Como? Digitando no browser o número IP do seu “servidor” seguido da porta 5800. Se o IP for 10.76.18.65, o comando será 10.76.18.65:5800. Acessado o IP da máquina, aparecerá uma tela de autenticação, onde será necessário digitar a senha que foi definida na configuração do programa. Assim que a senha é fornecida aparece o desktop da máquina desejada.

Para quem prefere carregar o arquivo do VNC Viewer em um disquete (o programa tem apenas 172 KB), basta rodar o disquete e aparece a tela para fornecer a senha que dá acesso à máquina “servidor”.

Pronto! O micro do Rio fica disponível logo ali, em Cádiz. ¡Olé!

Uma Resposta

  1. Anônimo 12 de Maio de 2009
  2. Pingback: 12 dicas para controlar o computador remotamente 8 de agosto de 2008

Deixe seu Comentário