‘Sala de aula’ – Novo serviço do Google para professores

O Google lançou um novo serviço grátis para professores: o Sala de Aula (Google Classroom).

Voltado para escolas e professores que fazem parte do projeto Google for Education, ele utiliza o serviço de armazenamento em nuvem Google Drive para facilitar a relação entre estudantes, docentes e os deveres de casa.

A turma, depois de conectada, passa a organizar as tarefas online.

O Google Sala de Aula é um sistema criado pela gigante das buscas em parceria com professores, que tem o intuito de permitir que os professores passem as tarefas online.

Assim, os alunos podem organizar, concluir e entregar trabalhos no Google Drive, além também de se comunicarem diretamente com professores e colegas.

Os deveres podem ser criados para grupos, como exercícios normais, ou então um para cada usuário, como se fosse provas e avaliações individuais. Os alunos podem entregar as respostas pelo Google Sala de aula ou Google Docs, e os professores podem monitorar tudo pela nuvem.

Outra funcionalidade importante é que o Google Sala de Aula arquiva automaticamente as tarefas e materiais didáticos em pastas no Google Drive. Assim, nada será perdido e os alunos terão um conteúdo importante para estudarem quando houver a necessidade, seja para uma prova do colégio, vestibular ou qualquer outra.

O Classroom está disponível entre os apps exclusivos do Google para a área de educação, e oferece as seguintes funções primordiais:

– Criação e armazenamento compromissos: utilizado em conjunto com o Google Docs, Drive e o Gmail, o Classroom pode ajudar a criar uma agenda sem a necessidade de papel. Essa função pode ajudar a monitorar quem fez ou não as tarefas e providenciar rapidamente um feedback individual em tempo real para os alunos.

– Comunicação aprimorada: o Classroom permite fazer comunicados, questões e comentários aos alunos em tempo real.

– Maior organização: a ferramenta cria automaticamente folders no Google Drive, direcionando cada compromisso para cada estudante. Dessa forma, os alunos podem acompanhar suas tarefas mais facilmente.

Este produto foi desenvolvido com professores para ajudá-los a poupar tempo, manter as turmas organizadas e aprimorar a comunicação com os alunos.

O Google Sala de Aula é gratuito e não exibe anúncios. Ele é totalmente restrito turma por turma. Somente quem for convidado para o grupo de alunos pode acessar um determinado espaço no serviço, e apenas pelo Google Apps for Education da escola onde estudam. Os professores podem adicionar estudantes ou passar um código para que eles próprios acessem pela Internet.

Escolas e professores interessados no serviço devem entrar em contato com o Google e solicitar a inclusão no Google for Education. Somente depois de fazer parte do programa é que será possível utilizar o Sala de aula.

O app deve estar completamente disponível para quem já utiliza a suíte de aplicativos do Google para a Educação em setembro. Até lá, você pode testar a prévia da ferramenta aqui.

Deixe seu Comentário