Sabia que o comando 'Desfazer' funciona na edição de textos, planilhas e até vídeos?

Acidentes no computador acontecem o tempo todo.

Quem nunca selecionou um trecho enorme de texto sem querer no Word – e por acaso substituiu tudo pela letra Z, por exemplo, continuando a digitar normalmente sem nem perceber o que aconteceu.

Antes mesmo de entrar em pânico (“Cadê meu texto?????”), nossos dedos vão instintivamente para o comando Ctrl-Z, o atalho no teclado para a ação Desfazer.

Apesar de isso parecer o básico do básico para alguns, continuamos a encontrar pessoas que desconhecem a existência do comando Desfazer. Elas cometem o equívoco de começar a recriar desde o começo todo o trabalho que perderam ou bagunçaram.

Num passe de mágica, o Desfazer volta atrás em qualquer ação que você acabou de realizar, seja ela apagar um parágrafo, editar um trecho de um vídeo, deletar um e-mail ou colocar números numa célula de planilha.

Apesar de extremamente básica, existem muitas pessoas que ignoram essa preciosa função, que pode salvar horas de trabalho.

Quase todos os aplicativos conhecidos usados atualmente possuem o recurso Desfazer – em geral no menu Editar, e quase sempre o atalho Ctrl-Z funciona. Além disso, vários programas suportam diversos níveis de desfazer, o que significa que você pode reverter não só as ações imediatamente recentes, mas também as anteriores a essas.

Precisa desfazer um comando Desfazer? Alguns aplicativos oferecem a opção Refazer: digite Ctrl-Y ouCtrl-R (depende do programa) para reaver alguma ação que você tenha desfeito. Ou procure pela opçãoRefazer no menu Editar. Não estará longe de Desfazer.

Deixe seu Comentário