Resolvendo problemas de qualidade de linha na Banda Larga

Se seus números mais baixos no Speedtest não correspondem às especificações de seu plano e se você obteve maus resultados em signal-to-noise ou atenuação de linha, é hora de consertar sua conexão. Ruídos excessivos podem causar quedas intermitentes.

Sua primeira tarefa é descobrir se o sinal já está degradado quando chega à sua casa ou se é sua fiação que está ruim.

Para saber, desloque seu modem a cabo para um ponto da fiação anterior a qualquer split (divisor). Se possível, leve um laptop conectado ao modem e conecte fora da junção que se liga à sua casa.

Faça o teste de novo e veja se as coisas melhoram. Se é sua fiação que parece estar com problema, reduza o número de splits existentes no caminho do cabo até seu modem, e/ou substitua os fios que podem estar ruins.

A última solução para modems a cabo é criar um split diretamente da caixa de junção e, a partir daí, esticar um cabo novo e limpo diretamente para seu modem, usando os outros splits para seus televisores (que são menos afetados por ruído).

Para modems DSL, ruídos dentro da fiação tendem a ser causados por outros equipamentos de telefonia na sua linha. Esta interferência deveria ser controlada pelos filtros posicionados entre o conector na parede e os aparelhos. Certifique-se de que estão todos no lugar.

Se ainda houver muito ruído, a melhor alternativa é instalar um spliter DSL/POTS imediatamente após a caixa de telefone, onde a fiação entra na casa e, então, usar cabo dedicado, ligado diretamente no modem. Este mecanismo vai isolar completamente seu modem da fiação de telefonia normal – e o novo fio também deve ajudar.

Se não quiser fazer essas tarefas, pode solicitar que a empresa de telefonia e/ou de cabo as façam, provavelmente cobrando uma taxa.

Por último: aterramento inapropriado pode ser a origem de ruído, principalmente em cabos. Tenha certeza de que todas as suas TVs estão conectadas em tomadas aterradas, com plugs polarizados orientados na direção correta e sem adaptadores de três pinos para dois pinos.

Se você tiver um medidor elétrico de tomadas, use-o para checar excesso de voltagem em seus cabos. Um eletricista consegue localizar e resolver qualquer problema de aterramento, o que, além de tudo, é uma questão de segurança.

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