Rede sem fio mais segura usando Hotspots públicos

A maior parte dos locais públicos que oferecem acesso Wi-Fi (pago ou não) não utiliza criptografia.

Tenha em mente que, sem medidas de proteção adequadas, qualquer um pode saber o que está sendo enviado ou recebido por seu notebook. Veja o que pode ser feito:

1. Assegure-se de utilizar um hotspot legítmo. É cada vez mais comum encontrar roteadores piratas que se fazem passar por outros – utilizam nomes muito parecidos com aquele que você deveria usar – e que só querem capturas suas informações na esperança de conseguir alguma coisa que valha a pena – um número de cartão de crédito por exemplo.

2. Verifique o firewall do portátil está instalado e funcionando; se o compartilhamento de arquivos do Windows está desativado (ele vem assim no Windows XP SP2). Para ter certeza, clique em Iniciar, Painel de Controle e depois selecione Firewall do Windows. Usuários do XP deverão selecionar antes a opção Central de Segurança. Depois, deve selecionar a aba Exceções e verificar se a opção Compartilhamento de arquivos e impressoras não está selecionada. No caso do Vista, a opção é Segurança no Vista, depois Mudar configuração, escolhar a aba Exceções e verificar se a opção Compartilhamento de arquivos e impressoras não está selecionada.

3. Nunca utilize senhas em branco, números de cartões de crédito ou de contas bancárias, e-mails confidenciais ou qualquer outra informação sensível a não ser que você tenha certeza de que está utilizando um site seguro. Uma das formas de verificar isso é ver se na barra de endereços do programa navegador o link começa com https. Tais sites utilizam seus próprios mecanismos de criptografias.

4. Ao deixar um hotspot, lembre-se de desligar o sinal de Wi-Fi do seu portátil. Caso contrário, um hacker pode utilizá-lo para criar um conexão peer-to-peer com o laptop, com acesso direto às informações que estiverem nele.

5. Para uma segurança adicional, em vez de serviços de hotspots gratuitos, opte por aqueles que cobram pelo acesso; eles costumam oferecer proteção via software automaticamente.

Deixe seu Comentário