Recomendações para pais de adolescentes no orkut

Nós encorajamos os adolescentes a falarem com um adulto em que confiam caso tenham preocupações sobre algo ocorrendo no orkut ou em qualquer outro serviço da Internet.

Manter um comunicação aberta é muito importante para assegurar que seu filho fique seguro on-line.

Destacamos aqui algumas recomendações para os pais de adolescentes usuários do orkut (ou qualquer outro site da web):

  1. Mantenha os computadores em um local central da casa
  2. Isto facilita que você fique de olho nas atividades on-line de seu filho.

  3. Saiba onde seus filhos vão na Internet
  4. Fale abertamente com seu filho sobre o uso apropriado e seguro da Internet e da comunicação on-line. Garanta que seus filhos entendam e sigam todas as recomendações listadas acima.

  5. Ensine sobre segurança na Internet
  6. Reforce que seu filho nunca deve postar, compartilhar ou enviar fotos ou informações pessoais pela Internet. Alerte seu filho a não fazer download de arquivos enviados por fontes desconhecidas, e a não visitar páginas da internet suspeitas. Também alerte seu filho a consultar um adulto de confiança se ele estiver em dúvida sobre a segurança de uma página da internet, de um aplicativo ou de um arquivo.

  7. Esteja alerta ao perigo dos desconhecidos
  8. Ensine seu filho a nunca se encontrar pessoalmente com quem ele “conheceu” pela Internet, e a não compartilhar informações pessoais com estranhos. Seu filho precisa entender que é muito fácil alguém fingir ser outra pessoa pela Internet, então até mesmo as pessoas que seu filho acha que conhece devem ser primeiro checadas por um adulto de confiança.

  9. Proteja senhas
  10. Parece óbvio, mas lembre seu filho a nunca divulgar suas senhas para ninguém e a não clicar em configurações de “salvar minhas informações neste computador” (ou “lembrar de mim”) em computadores públicos ou compartilhados, tal como computadores da escola, biblioteca ou na casa de um amigo.

  11. Ensine seu filho a se comunicar com responsabilidade
  12. Uma boa regra para seu filho seguir é esta: se você não diria algo pessoalmente para alguém, então não escreva pela Internet, não mande por e-mail e não poste essa mensagem como um comentário na página de alguém. É também muito importante que seu filho saiba como reportar um conteúdo inadequado caso ele o encontre.

  13. Sempre seja crítico com qualquer conteúdo
  14. Só porque você viu algo na Internet, isso não significa que seja verdade. Ensine seu filho sobre como distinguir fontes confiáveis daquelas não confiáveis, e como verificar as informações que eles encontram on-line. Certifique-se de que seu filho entenda que copiar e colar conteúdo de uma página da internet pode ser considerado plágio, e plágio é errado (além de ilegal!).

Procure por mais informações sobre crimes digitais e sobre o uso seguro da Internet, para estar sempre atualizado – as páginas listadas abaixo são um bom ponto de partida.

Note que, de acordo com a Política de Conteúdo do orkut, crianças com menos de 13 anos não são permitidas a acessar o orkut. Já os adolescentes que tenham entre 13 e 18 anos são permitidos no orkut com o recurso Filtro de Segurança ativado.

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: 10 recomendações para adolescentes no Orkut 28 de junho de 2010

Deixe seu Comentário