Qual a diferença entre Java e Javascript?

Antes de tudo, grave esta informação:

Javascript não tem nada a ver com Java.

É certo que estas duas linguagens tem uma origem comum.

Mas, atualmente, são produtos totalmente distintos e tem entre si apenas uma relação de sintaxe.

Veja algumas diferenças principais entre estas duas linguagens: Java e Javascript:

Compilador
Para programar em Java necessitamos um Kit de desenvolvimento e um compilador. Entretanto, Javascript não é uma linguagem que necessite que seus programas se compilem, senão que estes se interpretem por parte do navegador quando este lê a página.

  • Orientado a objetos
    Java é uma linguagem de programação orientada a objetos. Javascript não é orientado a objetos, isto quer dizer que você pode programar sem necessidade de criar classes, tal como se realiza nas linguagens de programação estruturada como C ou Pascal.
  • Propósito
    Java é muito mais potente que Javascript, isto porque Java é uma linguagem de propósito geral, com a qual você pode fazer aplicações variadas; com Javascript somente podemos escrever programas para ser executados em páginas web.
  • Estruturas fortes
    Java é uma linguagem de programação fortemente tipada, isto quer dizer que ao declarar uma variável teremos que indicar seu tipo e não poderá mudar de um tipo a outro automaticamente. Por sua vez, Javascript não tem esta característica, e você pode colocar em uma variável a informação que desejar, independente do tipo desta. Além disto, você poderá mudar o tipo de informação de uma variável quando quiser.

Outras características

Como vemos Java é muito mais complexo, mas também, mais potente, robusto e seguro. Tem mais funcionalidades que Javascript e as diferenças que os separam são o suficientemente importantes como para distinguí-los facilmente.

Deixe seu Comentário