As vantagens da Tecnologia 3G

Da série “Entenda tudo sobre Tecnologia 3G e Banda Larga móvel

A terceira geração da telefonia celular, conhecida como 3G, já é uma realidade em países da Europa, Estados Unidos, Austrália, Coréia e Japão.

Na América Latina, além do Brasil, a tecnologia 3G já está disponível também na Argentina e no Chile.

A chegada da 3G no Brasil traz para o país uma tendência inevitável que, em pouco tempo, será vital para a comunicação pessoal móvel: a banda larga.

Vantagens para as operadoras

Com grande oferta de serviços e produtos, economia de escala e preços competitivos, a 3G vem conquistando cada vez mais  operadoras pelo mundo

Em setembro de 2007, as tecnologias de banda larga 3G (WCDMA/HSPA e CDMA2000/EV-DO) estavam disponíveis comercialmente em aproximadamente 422  operadoras no mundo, atendendo cerca de 530 milhões de usuários.

A grande disponibilidade de dispositivos 3G – já são mais de 2.500 modelos das tecnologias CDMA2000/EV-DO e WCDMA/HSPA – permite que sejam atendidos todos os tipos de consumidor. A escala mundial também tem permitido uma contínua queda nos preços dos terminais;

O que tem levado as operadoras a migrarem seus sistemas é a maior capacidade de rede, o menor custo de transmissão de voz e as maiores taxas de transmissão dados proporcionados pela 3G;

Com uma tecnologia mais avançada as operadoras podem oferecer serviços de dados cada vez mais atrativos aos seus usuários, além de uma melhor qualidade dos serviços de voz;

As operadoras brasileiras têm a oportunidade de lançar serviços tanto nas freqüências que já possuem (como em 850 MHz e futuramente em 1.800 MHz) como nas freqüências destinadas especificamente para redes 3G (2,1 GHz), leiloadas com sucesso no final do ano passado.

Vantagens para os usuários

Novas funcionalidades, melhor desempenho e altas taxas de transmissão de dados tornam os dispositivos sem fio (celular, notebook, modem ou PDA) uma estação móvel de entretenimento e serviço.

Com a tecnologia 3G, o consumidor tem acesso a serviços de banda larga sem fio em qualquer tipo de computador. Seja através de placas de dados, modems USB ou laptops com módulos 3G embutidos, é possível conectar-se à Internet e desfrutar de velocidades de conexão comparáveis a banda larga convencional.

Com as redes 3G, novos serviços também se tornam possíveis no seu celular, como videoconferência, download de músicas inteiras em alta velocidade e em poucos segundos, baixar e assistir a vídeos, jogos 3D com múltiplos jogadores, ferramentas de busca, serviços de localização e muito mais.

O Brasil já dispõe desde 2004 uma tecnologia 3G da linha do CDMA2000, chamada de EV-DO release 0. As taxas de pico de transmissão de dados desta tecnologia são de 2,4 Mbps (download).

Outra tecnologia, da linha do WCDMA, chamada de HSDPA já está disponível em algumas capitais e regiões metropolitanas e em breve estará disponível em todo o Brasil. As taxas de pico do HSDPA podem ser de 1,8 Mbps, 3,6 Mbps ou 7,2 Mbps (download), dependendo da versão implementada.

A evolução do HSDPA é o HSUPA, que eleva as taxas de upload para até 11 Mbps. As tecnologias HSDPA e HSUPA são chamadas genericamente de HSPA.

2 Comments

  1. EDMIR MARCIO 18 de fevereiro de 2010
  2. lolo 29 de setembro de 2009

Deixe seu Comentário