Pra que serve a tecla Scroll Lock?

Todo mundo pelo menos uma vez na vida apertou a tecla Scroll Lock para ver o que iria acontecer.

E o resultado foi sempre decepcionante, já que nada nunca acontecia.

É uma tecla decorativa?

Você provavelmente já se perguntou isso. Afinal, qual é o sentido dessa tecla que aparentemente ninguém usa?

No máximo, a gente aperta ela uma vez ou outra como atalho em algum game. Mas todo teclado a possui; isso é um fato. Tem que servir pra alguma coisa. E serve… pra quase nada.

Como você já deve ter percebido, o Scroll Lock, assim como o Num Lock e o Caps Lock, existe em dois estados: ativado e desativado, sendo o seu estado representado por um LED do teclado que acende e apaga, dependendo da (des)ativação do botão.

A verdade é que o Scroll Lock não exerce função sobre o teclado e não tem uma função específica; o que define pra que serve esse botão é exclusivamente de acordo com cada programa em uso no computador.

Pouquíssimos programas de hoje em dia utilizam o Scroll Lock. Caso você mexa muito com o Microsoft Excel, você talvez não estranhe muito a tecla. No programa, o Scroll Lock permite o rolamento da tela sem mover as células ativas.

Mas antigamente, não era assim. A tecla foi criada pela IBM para um único propósito: alterar a função das teclas direcionais para facilitar a digitação.

Pra que serve a tecla Scroll Lock?
Quando o Scroll Lock estava ativo, as teclas direcionais rolavam o conteúdo da tela sem que precisássemos mover o cursor em programas de texto. Mas por essa função secundária já ter perdido sua utilidade, hoje o botão literalmente serve para quase nada.

Deixe seu Comentário