Por quê você deve cobrir ou desabilitar sua webcam agora mesmo

Webcams são dispositivos bastante úteis em laptops, tablets, smartphones, e também em alguns monitores de PC e smart TVs.

Um recurso interessante das webcams é a detecção de movimento, que pode ser aplicada em games e vários apps, para chat com vídeo via Skype e em vários outros serviços.

E não podemos esquecer a utilidade da webcam em sites como o YouTube e outros sites de streaming de vídeo.

Mas as webcams também são um grande motivo de preocupação. Você nunca sabe se existe alguém te espiando pela câmera. Sua privacidade pode ser invadida por criminosos, e pessoas interessadas em tirar vantagem de você (que também é crime).

E para encurtar a conversa: você estará sempre em risco se deixar sua webcam sempre habilitada. Não importa se a webcam está ligada ou não — para quem pretende invadir a sua privacidade a webcam é sempre uma porta aberta.

Existem muitas formas de hackear uma webcam, e cada dia surgem novas técnicas de invasão.

Então, a questão é: O que eu posso fazer para me prevenir de um hacker pela webcam?

Quem pode querer me espiar?

Boa pergunta. Mas os fatos falam por si mesmos.

Graças a Edward Snowden, ficamos sabendo que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) pode ter acesso a câmeras de smartphones e qualquer outro dispositivo, assim como a agência de espionagem britânica também pode fazer. Snowden revelou ainda que hackers podem usar facilmente algumas ferramentas para acessar um computador, usando vírus e trojans enviados por email ou através das redes sociais.

Resumindo, a presença de uma câmera em seu dispositivo é motivo de forte preocupação. Deixar seu smartphone dentro de um case ou coberto pela capa pode ser uma boa ideia, mas você também cobre seu notebook? E a câmera do PC, você tem uma capinha pra ela?
Geralmente deixamos tudo descoberto.

Desconecte a webcam sempre

A solução mais óbvia no caso de webcams via USB é simplesmente desconectar o cabo. Mas muita gente deixa a câmera plugada mesmo sem usá-la durante semanas.
Sua privacidade não vale os 3 segundos que leva para desplugar a webcam? Pense um pouco:

Se você não levar isto à serio, pode descobrir imagens desagradáveis suas circulando por aí. E quando isto acontecer, o que será pior:

  1. Sofrer extorsão e perder muito dinheiro, ou
  2. Passar a maior vergonha da sua vida, destruindo sua reputação e carreira profissional?

Você realmente não quer que alguém te veja sem roupas sem sua permissão, nem deseja tornar público o ambiente privado da sua casa via webcam. Então desconecte a câmera.

Como desabilitar a webcam do notebook?

No laptop você tem várias opções para desabilitar uma webcam integrada. A primeira é desabilitar a câmera pelo sistema.

Windows 7 ou anterior
Desabilitando a webcam no Windows

Windows 8 ou posterior
<strong>Windows 7 ou anterior</strong>

No Windows 10, abra o Menu Iniciar digite webcam, depois clique na configuração de privacidade de Webcam. Encontre a opção de permitir que apps usem minha câmera e desligue.

Você pode ir mais além, clicando com o botão direito no menu Iniciar e selecionando o Gerenciador de Dispositivos, depois busque por Dispositivos de Imagem na lista. Clique com o botão direito no dispositivo e selecione Desabilitar para que a câmera pare de funcionar, e confirme a operação, clicando em Sim.
Atenção: reiniciar seu computador ou instalar atualizações pode desfazer esta alteração.

Se você utiliza o Windows tem mais uma opção: desabilitar a webcam na BIOS do sistema. Como você acessa a BIOS depende do fabricante da placa do computador, mas quando o notebook inicia geralmente basta apertar a tecla F2 ou Del para acessar a BIOS.
(Procure saber qual a tecla correta para acessar a BIOS em seu computador).

Quando você acessar a BIOS procure no menu por dispositivos ou câmera, ou ainda “CMOS camera”, “câmera integrada” ou simplesmente “webcam”. Use as teclas direcionais para navegar pelo menu da BIOS, e observe as instruções no pé da tela.

Desabilitando a webcam no Mac e no Linux

Exibir ▼

A opção não técnica: cobrir a webcam

Se você não quer ficar alterando o sistema, nem entrar na BIOS, etc, pode usar uma opção que não requer tecnologia alguma:cobrir a câmera do PC, celular ou notebook.

Você pode usar uma fita adesiva comum para cobrir a área da câmera, mas existem produtos até profissionais à venda no mercado, e alguns modelos de smart TV já trazem um protetor próprio para bloquear a webcam.

Prefira uma fita que não seja transparente, ou use duas camadas, ou ainda coloque um pedaço de papel por debaixo da fita.

Lembre-se:

Sua privacidade é mais importante que sua vaidade.

Deixe seu Comentário