Planejamento de um site – Especificação e protótipo

Com base nas necessidades e nos produtos e serviços priorizados, é possível iniciar o desenho do mapa do site e do wireframe com a macro e micro arquitetura, ou o protótipo propriamente dito do novo projeto, com todas as telas e regras de navegação.

Esses rascunhos digitais funcionam quase como a planta baixa de uma casa para os leigos e servem para dar uma idéia das funcionalidades do site e da prioridade que ganhará cada serviço*.

Planejamento. É nesta fase que será detalhado o plano macro de implementação e serão especificadas as funcionalidades e ferramentas necessárias para funcionamento do projeto.

É fundamental que nesta fase sejam consideradas questões importantes como acessibilidade, navegabilidade e a facilidade para indexação em buscadores.

Somente nesse momento, quando forem definidos os requisitos e preparada a documentação do projeto, é recomendado que seja escolhida a ferramenta de gestão de conteúdo, o Content Management System (CMS) a ser utilizado.

Conteúdo. É interessante que também seja definida a matriz de conteúdo, com aquilo que deverá ser produzido inicialmente e o que precisará ser atualizado periodicamente, bem como a equipe necessária para manter o canal em funcionamento.

Agora poderá ser definida também a equipe que permanecerá fazendo a gestão e a alimentação do site, bem como o plano de métricas, isto é, as páginas nas quais a visitação será monitorada e as metas de acesso às mesmas.

E mais, será possível, também, obter-se uma estimativa mais clara do investimento para implantação do projeto, dos requisitos de sistema e ferramentas adequadas para a sua manutenção e sucesso.

Da série “Principais passos para o planejamento de um site

Deixe seu Comentário