Photoshop Touch: Desfoque o fundo das fotos

Sabe aquelas fotos em que o elemento principal está nítido e os itens ao redor aparecem desfocados?

Esse efeito de profundidade de campo é obtido com o ajuste na abertura do diafragma ou na distância focal, além de depender também da distância em relação ao objeto fotografado.

Com as regulagens manuais nas câmeras DSLR fica mais fácil conseguir o resultado, mas com muitos smartphones e câmeras mais simples, não. Se você quer dar o efeito a uma foto existente poderá recorrer a um software de tratamento de imagens.

Nos dispositivos móveis, o Photoshop Touch se encarrega do trabalho. O tutorial a seguir foi feito com a versão para iPad do app da Adobe.

Delimite o objeto

O primeiro passo é transferir a imagem para seu iPad, caso não tenha sido tomada com o próprio dispositivo. Depois, abra a imagem no PS Touch.

Nesse projeto, usamos a ferramenta Laço para selecionar a área que desejamos destacar – no caso, a flor.

Você pode simplesmente pegar a ferramenta e tentar contornar a imagem, usando o dedo ou uma caneta para selecioná-la.

Para garantir maior precisão, é mais recomendável tocar no pincel, no barra de ferramentas no alto da tela, e escolher Mostrar Ponteiro.

Depois, toque no botão com a seta que aparecerá na tela e posicione o cursor (a cruz) no ponto onde quer iniciar o traçado. Quando isso é feito, aparece outro botão na parte inferior da janela do programa.

Toque nele suavemente e mantenha o dedo pressionado enquanto, com outro dedo, traça o contorno.

Refine o contorno

Se a seleção não ficar perfeita não tem problema. Depois que o trabalho é concluído, use o recurso Refinar Aresta. Essa opção está no menu definido pela caixa de seleção e a engrenagem.

A função de refinamento de aresta traz duas ferramentas. Com o pincel é possível pintar áreas que foram anteriormente esquecidas e, com a borracha, dá para apagar a seleção em áreas indesejadas.

Reduza ou aumente o tamanho do pincel para facilitar o retoque se for necessário. Quando concluir, toque no botão do tique.

Inverte a seleção

Como o elemento que será desfocado é o fundo, mas o que está selecionado é a flor, o passo seguinte é inverter a seleção.
A opção Inversão está no mesmo menu representado pelo ícone da caixa de seleção e da engrenagem. Quando ela é acionada, você notará que o pontilhado de seleção, que se mantinha apenas ao redor do objeto que será destacado, também percorrerá toda a borda da imagem.

Isso significa que a seleção deixou de ser o objeto original e passou para o fundo.

Aplique o desfoque

Agora é a hora de tirar o foco do fundo. A ferramenta ideal para isso é o Desfoque Gaussiano. Ela pode ser encontrada na guia Básico do menu FX.

Toque na opção para ver o efeito em seu projeto. Se a desfoque padrão do app foi sutil demais, toque na barra e deslize para a direita para intensificar o efeito.

Caso tenha ficado excessivo, deslize o controle para a esquerda.

Quando conseguir o ponto desejado, toque no ícone do tique.

Se quiser fazer alguma outra alteração no fundo, aproveite a seleção antes de salvar o projeto.
photoshop-touch-desfoque-o-fundo-das-fotos

Deixe seu Comentário