Personalize as caixas de diálogo do Windows Vista

O campo Barra de Locais, localizado do lado esquerdo das caixas de diálogo Abrir e Salvar, traz uma lista com locações populares para salvar arquivos, como as pastas Documentos e Desktop.

Infelizmente, o Windows não deixa muito à mão opções para alterar esses diretórios, preferindo a política do “A Microsoft sabe o que é melhor para você”.

O Vista tem, na verdade, dois tipos de padrões, e eles funcionam de forma diferente.

O primeiro se parece com o Windows Explorer:

Barra de locais

Não há barra de locais aqui, mas a Lista de Links Favoritos do Windows Explorer faz o mesmo trabalho. Se você não está usando essa lista no Explorer, está perdendo um dos melhores recursos para arquivos no Vista.

Para adicionar uma pasta a essa lista, simplesmente arraste-a para o painel Lista de Favoritos no canto esquerdo superior. Você pode mudar a ordem arrastando as pastas para cima e para baixo, e remover uma pasta da lista (não se preocupe, você não vai apagar a pasta) clicando com o botão direito na pasta e selecionando Remover Link.

Entretanto, as coisas não são tão simples com o outro estilo de caixa de diálogo do Vista, que se parece com modelos anteriores ao Windows Vista. Você pode customizar esse tipo no Vista Business e Ultimate, mas não na edição Home.

Vá em Iniciar, digite gpedit.msc e aperte Enter.

Na página da esquerda, acesse Configurações de Usuário, Modelos administrativos, Componentes do Windows, Windows Explorer, Caixa de diálogo comum Abrir Arquivo. Clique duas vezes em Items exibidos na barra de locais. É tudo muito óbvio a partir daqui, apesar de você ter que digitar diretórios para suas locações – você não pode navegar até elas.

Barra de locais do Vista

Há ainda outra solução, que funciona para qualquer versão do Vista, edições mais velhas do Windows e até mesmo para o Office: Um programa gratuito e de código aberto chamado the Meloware PlacesBar Editor, na imagem abaixo.

Melloware - Editor da Barra de locais

Ele funciona de forma semelhante ao recurso do Windows.

Uma Resposta

  1. Luiz Zamboni 13 de agosto de 2011

Deixe seu Comentário