Perguntas frequentes em entrevistas de emprego

Pergunta: Quais são seus objetivos de longo prazo?
Resposta sugerida: Restrinja-se ao futuro profissional. Não fale jamais de sua vida pessoal. Não é isto o que está sendo implicitamente solicitado.

Qual é o seu ponto fraco?
Resposta sugerida: Nunca mencione algo muito negativo. Responda aquilo que, na realidade, acabe sendo positivo para a sua avaliação, tal como ser exigente demais ou perfeccionista.

De quanto tempo necessita para trazer contribuições para a empresa?
Resposta sugerida: Desde o primeiro dia, e cada dia mais, à medida que for conhecendo melhor a organização.

O que seus subordinados pensam de você?
Resposta sugerida: Competente. Sou admirado e respeitado.

Em próximas edições do jornal virtual “Carreira & Sucesso”, voltaremos ao assunto, com outros exemplos de perguntas e sugestões de como respondê-las.

PERGUNTAS QUE VOCÊ DEVE FAZER A SI MESMO
Fazer uma boa apresentação numa entrevista de emprego está diretamente relacionado com a sua capacidade não só de responder, mas de fazer perguntas. Primeiro para você mesmo, e depois para o seu potencial chefe:

“Por que foi aberta esta vaga?”
Dependendo da resposta, você conseguirá descobrir que desafios a posição apresenta e se seu potencial superior está disposto a dar apoio para o ocupante.
Muitas coisas não são ditas em anúncios porque dizem respeito a características intangíveis como atitudes, temperamento, maleabilidade. Tente obter respostas perguntando para o entrevistador que tipo de pessoa ocupava a vaga antes, o que fazia e como fazia.

Seja mais direto, depois disso:
“Como é que a empresa espera que o trabalho seja feito agora, com o novo ocupante desta posição?”
Depois disso, você estará com dados suficientes de análise para formular uma terceira pergunta:
“O que é avaliado no desempenho de quem ocupa esta posição?”
Mais do que receber informações sobre qual será o seu papel, a resposta do potencial empregador dará a você pistas sobre o estilo que ele tem de liderar, se delega, se estabelece metas e objetivos. Em suma, que chefe ele é.

Deixe seu Comentário