Veja as maiores fotos do mundo

Se você sonha em conhecer Paris mas não tem dinheiro para a viagem, já pode ao menos ter um “gostinho” da cidade-luz em um passeio virtual.

No site “Paris 26 Gigapixels” é possível passear por todos os principais monumentos da capital francesa, em uma única imagem com a resolução recorde de 26 Gigapixels, algo equivalente a mais de 2.600 vezes a resolução de imagem de uma câmera digital doméstica.

Aproximando ou afastando a imagem é possível ver toda a grandeza da Torre Eiffel de uma vez só, ou se concentrar nos detalhes de um gárgula na janela do Museu do Louvre. Além da imagem, o site traz informações sobre cada ponto turístico, e um “guia rápido” com os “20 monumentos mais belos” da cidade.

O projeto foi idealizado pelos fotógrafos Arnaud Frich e Martin Loyer, em parceria com a empresa francesa Kolor, especializada em software para construção de imagens panorâmicas. A imagem é na verdade a junção de mais de 2 mil fotos, tiradas com duas câmeras digitais Canon 5D Mark II (cada uma com 21.1 MP), montadas em um suporte motorizado especial, num processo que levou mais de 5 horas em um dia ensolarado de setembro de 2009.

As imagens individuais tiveram de ser “costuradas” em uma única imagem com ângulo de visão de quase 220 graus, usando um software batizado de “Autopano Giga” desenvolvido pela Kolor. Algumas etapas foram realizadas manualmente, como a correção de cor (para compensar variações na iluminação da paisagem ao longo do processo de captura) e o trabalho de “borrar” rostos de pessoas e placas de carros ao longo de toda a imagem, para evitar acusações de invasão de privacidade.

Com tudo pronto, “bastava” renderizar a imagem, ou seja, pegar as imagens individuais, já corrigidas e marcadas com seus pontos de “costura”, em uma única imagem final. O trabalho cerca de três horas em um poderoso servidor equipado com 2 processadores Intel Xeon 5500, 24 GB de RAM e seis discos SSD de 160 GB cada um, cedido pela Intel. Um desempenho impressionante, visto que o projeto anterior da equipe, um panorama de 13 Gigapixels do bairro do Harlem, em Nova Iorque, levou mais de 48 horas para ser renderizado.

A imagem de Paris é considerada como a maior foto panorâmica (em resolução) na atualidade, superando por pouco um projeto similar (Gigapixel Dresden) que fotografou a cidade de Dresden, na Alemanha.

Deixe seu Comentário