Noktor anuncia nova lente para câmeras de formato Micro Four Thirds

Criação de equipamentos exclusivos para câmeras M4/3 faz com que usuários desse formato também possam experimentar um novo mundo na fotografia

Por Fabiana Baioni

A empresa Americana Noktor anunciou o pré-lançamento da sua mais nova lente, a HyperPrime 50mm ?0.95, para câmeras Micro Four Thirds, o novo formato intermediário entre as compactas e as profissionais Full Frame.

De acordo com o blog Gadget Lab da revista Wired, a lente é totalmente manual, o que significa que a abertura e o foco são definidos pelo usuário girando os anéis específicos para cada um deles. A lente de 50mm, quando usada nas Micro Four Thirds, equivale, efetivamente, a uma 100mm nas câmeras Full Frame, em função da diferença do tamanho dos sensores de ambos os tipos. Ou, dito de outro modo, a nova lente seria de 50mm se fosse usada nos sensores Full Frame, mas quando usada nos M4/3 a lente ?vira? uma 100mm.

A abertura ?0.95 também é um grande diferencial dessa lente. Isso permite que exista uma entrada de luz duas vezes maior do que com o padrão ?1.4, trazendo junto uma profundidade de campo extremamente rasa. Num exemplo simples, ao se fazer um retrato com o foco na pupila, não só o nariz do fotografado estará fora de foco, como também a borda dos olhos.

Ainda de acordo com a revista Wired, a nova lente da Noktor, que começa a ser comercializada em abril de 2010 por U$750, é quase um clone das lentes encontradas nas câmeras de monitoramento CCTV (Câmeras e Circuito Fechado de TV) criadas pela Senko que, com essa abertura, permite com que sejam feitas ótimas imagens em baixíssimas condições de luz.

Vale lembrar que as câmeras Micro Four Thirds contam com o corpo de uma compacta, lentes intercambiáveis e um sensor menor do que os APS-C (Advanced Photo System ? Sistema Avançado de Fotografia) utilizados nas câmeras DSLR e derivados das antigas câmeras ?analógicas? SLR. Nas Micro Four Thirds, também, não há o famoso espelho que dá nome a suas irmãs maiores ? SLR quer dizer Single Lens Reflex, ou lente única com espelho, na tradução. O visor ótico e o espelho foram substituídos por um visor eletrônico e a tela de LCD.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094

Deixe seu Comentário