NaturalReader – Programa para converter texto em áudio

Já imaginou um programa que lê o texto selecionado, inclusive documentos PDF e páginas da web e depois converte o texto em áudio?

Ele existe: é o Natural Reader.

O NaturalReader é um software do tipo “Text to Speech”, ou seja, ele lê o conteúdo de texto, depois converte e o reproduz como áudio.

Documentos do Word, páginas da internet, arquivos PDF e e-mails podem ser convertidos para áudio. E estes textos convertidos podem ser salvos em arquivos MP3 e WAV.

É comum achar que esse tipo de software é útil somente para pessoas com deficiência, mas o NaturalReader pode ajudar qualquer um em termos de conforto.

Por exemplo, para exigir menos dos olhos, para criar arquivos de áudio com seus documentos, para que escritores escutem seus trabalhos e até para aprimorar seus conhecimentos em inglês.

Bastam dois cliques para que o NaturalReader entre em ação. Com o programa aberto, basta acessar a combinação Ctrl+F9 para que qualquer texto selecionado seja falado. Também é possível copiar um texto para a área de leitura do programa, ou então usar as barras de ferramentas adicionadas ao Internet Explorer, Word, PowerPoint e no Outlook. Assim, é possível ouvir, por exemplo, notícias, documentos, apresentações e e-mails.

Ainda na tela de leitura do NaturalReader, é possível ajustar a velocidade de pronúncia, através da barra “Speed”.

A versão gratuita do NaturalReader permite a leitura de arquivos de texto, documentos do Word, páginas da internet, arquivos PDF e e-mails. Para a leitura é possível ajustar velocidade, voz (feminina ou masculina), qualidade e volume.

MiniBoard
O NaturalReader possui o recurso MiniBoard, que reduz a tela de funcionamento do programa a uma pequena barra, o que pode ser conveniente em meio a muitas janelas abertas.

Ajuste de voz
Na parte esquerda da tela, você vai perceber que há um pequeno controle para ajustar a velocidade de pronúncia. Basta deslizar a barra para deixar a velocidade do jeito que você quer.

Ajuste de zoom e fonte
Como é de se esperar, é provável que muitos deficientes visuais usem este programa. Pensando nisso, o NaturalReader possui o recurso de zoom, que aumenta o texto digitado na tela de leitura do programa. Além disso, o tipo de fonte, cor e tamanho podem ser ajustados.

Download do NaturalReader

19 Respostas

  1. jones souza 4 anos atrás
  2. alisson 5 anos atrás
  3. Indignado 5 anos atrás
    • Eduardo Tetera 5 anos atrás
      • Osvaldo 5 anos atrás
  4. rafael 5 anos atrás
  5. loyane 5 anos atrás
    • Elias 5 anos atrás
  6. Carlos 5 anos atrás
  7. tiago 6 anos atrás
  8. Anônimo 6 anos atrás
  9. Ane 6 anos atrás
  10. gabriel 6 anos atrás
  11. LUIZ 6 anos atrás
  12. junor 6 anos atrás
  13. Eduardo Tetera 7 anos atrás
  14. lenildo 7 anos atrás
  15. Eduardo Tetera 7 anos atrás
  16. O Cara da Locadora 7 anos atrás

Deixe seu Comentário