Mac OS X Lion: bugs visíveis, problemas incompreensíveis

Por Paulo Rebêlo

Se você é semi-cardíaco feito eu, o Mac OS X Lion é quase um atentado às pontes de safena da humanidade.

Interessante notar que, se depender dos sitesespecializados em Apple e a legião de adoradores de Steve Jobs, o Lion é praticamente a última coca-cola no deserto. A bala que matou Kennedy. A gilete da Vera Fischer.

Já mostramos as principais novidades deste novo Mac OS.

Agora, vejamos os sustos que podem lhe tirar um pouco de paciência. Pequenos problemas presentes desde a primeira versão beta do Lion (testamos todas) até a versão final que você pode comprar na App Store por 29 dólares.

A questão maior é que o Lion está longe de ser um sistema operacional realmente novo ou instigante. Além de ter bugs visíveis demais.

Com o Lion, a Apple mantém a velha cruz de três letras: FFF ou, para quem chega agora, Fix the Fucking Finder. Uma sigla que os macmaníacos não gostam de falar. Faltam argumentos.

O Lion fecha um ciclo de dez anos de Mac OS X. Tanto tempo depois, a Apple não teve a decência de consertar ou aceitar as milhares de sugestões enviadas pelos usuários em relação ao Finder, o equivalente ao Windows Explorer do Mac.

Conseguiram o impossível: piorar um Finder que ninguém acreditava que pudesse ficar pior. Ficou mais pesado (o Finder do Snow Leopard é uma bala), mais poluído, com novos atalhos desnecessários e “apagou” atalhos importantes da versão anterior, como o “hoje”, “ontem” e “semana passada” para você ter acesso rápido apenas aos arquivos modificados hoje, ontem ou durante a semana.

E se você esperava que a Apple fosse finalmente organizar a visualização e separar as pastas dos arquivos comuns, esqueça. Não foi desta vez.

Quase todos os defeitos do Finder permanecem.

Você deve ter lido por aí que o Lion oferece “250 novidades” em relação ao atual Snow Leopard. Esse número redondo é exatamente o que Steve Jobs falou na palestra de apresentação do Lion. O problema é que, para a Apple, mudar a moldura da imagem de login (de quadrada para redonda) parece contar como uma novidade. Mudar o formato da barra de rolagem, outra. Oferecer novos papéis de parede, também é novidade. E assim sucessivamente.

No uso prático, o Lion é uma atualização do sistema operacional para deixar tudo mais ou menos com a cara de iOS, ou seja, de iPad. Poderia ser oferecido de graça no Software Update do Snow Leopard.

Se o iPad é uma espécie de iPhone de Itu, o Lion quer transformar seu Macbook no iPad do Gargamel.

Também não se iluda no quesito performance. O Lion é, de fato, mais rápido e mais leve: desde que você tenha 4 GB de RAM ou mais. E, mesmo assim, a interface do Lion não é tão responsiva quanto o Snow Leopard em diversas ocasiões. A começar pelo bendito Finder.

A pessoal da Apple não fez questão de esconder que adotou o mesmo truque que a Microsoft empurrou no Windows 7 com bastante sucesso: mesmo que você não use, boa parte dos componentes do Lion são pré-carregados na RAM antes mesmo da demanda, como se fosse uma grande memória cache. O atual Snow Leopard também faz isso, porém, de um jeito bem mais precário.

Por enquanto, essa velocidade maior só funciona com os componentes do MacOS: Safari, Mail, enfim, o sistema operacional como um todo. É mais do que suficiente e causa uma excelente impressão. Sobretudo ao considerar que, entre usuários de Mac, a maioria só usa basicamente o que já vem dentro do MacOS para o trabalho cotidiano.

Funciona? Sim, funciona porque a memória RAM é mais rápida do que o acesso ao disco rígido. Mas, se você usa Macbook Air com disco SSD, não vai notar diferença alguma. Porque o SSD já faz o Snow Leopard ficar uma bala. O Lion não consegue fazer, ainda, essa distinção e usa uma regra universal para tudo.

19 Comments

  1. João Marcelo 31 de agosto de 2012
  2. como colocar meu site na primeira pagina do google Wilson Alberto como colocar meu site na primeira pagina do google, otimizacao de sites, cadastro em sites de busca, marketing digital, wilson alberto, sites busca, otimizacao, seo otimização de sites, o 3 de maio de 2012
  3. Shay 28 de outubro de 2011
  4. Joao Luis 8 de setembro de 2011
    • Marcelo Mazza 9 de agosto de 2012
  5. Victor 30 de agosto de 2011
    • Marcelo Mazza 9 de agosto de 2012
  6. Paulo Cesar 26 de agosto de 2011
  7. Joao 15 de agosto de 2011
    • Joao 15 de agosto de 2011
  8. Victor Maia 15 de agosto de 2011
    • Joao 15 de agosto de 2011
  9. Gabriel 8 de agosto de 2011
  10. Pablo 6 de agosto de 2011
  11. Eduarrrdo 3 de agosto de 2011
  12. luis 3 de agosto de 2011
  13. Joao paulo 2 de agosto de 2011
  14. Mateus 1 de agosto de 2011
  15. Gustavo Luyz 29 de julho de 2011

Deixe seu Comentário