Lista de compatibilidade com o Chrome OS

Desenvolvedores e curiosos interessados em experimentar o Chrome OS já tem mais uma ferramenta para auxiliar na tarefa.

No site oficial de desenvolvimento uma lista detalha a compatibilidade do sistema com vários modelos de netbooks, de diversos fabricantes.

A lista é abastecida com informações dos próprios desenvolvedores e usuários, e leva em conta a compatibilidade com Wi-Fi, Ethernet, Trackpad e Hibernação.

Além disso, também é possível deixar comentários relacionados a algum problema específico.

Google ChromeNo momento há informações sobre a compatibilidade de 20 máquinas, a vasta maioria delas netbooks. Destas, 7 são consideradas “totalmente compatíveis”, ou seja, tudo funciona. Entre elas, a melhor opção em termos de custo/benefício para o desenvolvedor curioso é o modelo original do EeePC da ASUS (série 700), que atualmente pode ser encontrado novo por cerca de R$ 600, e usado por menos que isso. Quem acha este modelo um pouco limitado pode experimentar a geração seguinte (série 900), também suportada.

O Google Chrome OS deve chegar ao mercado apenas no final de 2010, na forma de netbooks projetados especificamente para rodar o sistema operacional. Não haverá uma versão “para download”, pelo menos uma oficial, embora nada impeça que desenvolvedores compilem o código-fonte livremente disponível (como estão fazendo agora) para criar suas próprias versões do sistema. Vale lembrar que o Chrome OS, além de ter o código aberto e livre, é baseado no Linux e rodará aplicativos “nas nuvens”.

Mais informações sobre o Chrome OS podem ser encontradas no site oficial do projeto.

Deixe seu Comentário