Como montar sua própria distribuição Linux

Tutorial ensina você a montar sua própria distribuição Linux ‘do zero’.

por Antonio Blanc

A equipe do projeto Linux from Scratch (LFS) anunciou o lançamento da versão 6.6 de seu conjunto de tutoriais que ensina o leitor a montar sua própria distribuição Linux literalmente ‘do zero’.

Nesta edição, além da atualização de alguns dos softwares utilizados (como o kernel, o compilador GCC e a biblioteca de sistema GlibC) também foi feito um trabalho editorial, que tornou o texto mais claro e as instruções mais precisas.

Com tantas distribuições Linux no mercado, por que montar uma ‘do zero’? Segundo o projeto LFS, a aventura traz tanto benefícios educacionais, como uma melhor compreensão de como um sistema Linux funciona internamente, quanto práticos: o sistema resultante é mais compacto (100 MB para uma ‘distribuição’ base não é incomum, e os desenvolvedores já conseguiram montar um servidor web em 8 MB), extremamente flexível e seguro, já que a origem do código fonte de todos os pacotes é conhecida.

O projeto LFS também abriga outros tutoriais, como o Beyond Linux from Scratch, que ensina a expandir um sistema LFS para adequá-lo a usos variados, e Hardened Linux from Scratch, que detalha a construção de um sistema extra-seguro. Os tutoriais estão disponíveis em vários idiomas, inclusive o português, no site www.linuxfromscratch.org.

Mais informações sobre o que é uma distribuição Linux podem ser encontradas no atalho tinyurl.com/distlinux.

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Como montar sua própria distribuição Linux 4 de março de 2010
  2. Pingback: Como montar sua própria distribuição Linux 4 de março de 2010
  3. Pingback: Como montar sua própria distribuição Linux 4 de março de 2010

Deixe seu Comentário