Japoneses demonstram bicicleta movida a hidrogênio

Veículo tem autonomia de 45 Km com uma carga de combustível

Por Antonio Blanc

A empresa japonesa Iwatani Corporation demonstrou recentemente durante a Fuel Cell Expo 2010 (em Tóquio, no Japão) um protótipo de uma bicicleta movida a hidrogênio capaz de viajar por até 45 Km com uma única carga de combustível.

O combustível líquido é armazenado em um “cartucho” instalado em uma célula de combustível montada sobre a roda traseira do veículo. Nela o hidrogênio reage para produzir energia elétrica, que alimenta um pequeno motor que efetivamente move a bicicleta. O motor funciona como um “assistente”, dando uma força extra às pedaladas do usuário para que ele possa ir mais longe com menos esforço.

Segundo o site Akihabara News, todo o sistema pesa apenas 1.1 kg, e gera 60 watts. Entretanto, a fabricante ainda não considera o desempenho final bom o suficiente para justificar a comercialização do produto.

Recentemente a Sanyo demonstrou nos EUA a Eneloop Bike, outro projeto de bicicleta equipada com um motor auxiliar elétrico, mas alimentado por baterias que são recarregadas em uma tomada convencional. Com uma carga de bateria a autonomia varia de 20 a 74 quilômetros, de acordo com o terremo e esforço realizado pelo motor.O produto recebeu o prêmio de inovação na CES 2010.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094

Nenhuma Resposta

Deixe seu Comentário