Internet Explorer perde mercado. Mac pode ser a causa.

“Novos dados sugerem que o navegador Internet Explorer, da Microsoft, ainda está perdendo mercado, principalmente para o navegador de código aberto Firefox”, diz Tim Beyers no The Motley Fool.

Ele baseia seu comentário em dados da firma de análise estatística StatCounter, segundo os quais a parcela do navegador da Fundação Mozilla está atualmente em 32,06%, quase 7 pontos percentuais mais que em novembro.

Enquanto isso, dizem os mesmos dados, o Internet Explorer caiu mais de 12% no mesmo período.

“O Firefox não é o único vencedor aqui. O Safari da Apple registrou um ganho modesto [de 2,49% em novembro de 2008 para 3,67% em novembro de 2009] e o Google Chrome ganhou quase tanto quanto o Firefox — mais de 5,34%, quando estava com 0,93% em novembro”, relata Beyers.

Para ele, parte dessa “culpa” cabe ao CEO da Apple, Steve Jobs. “Não sabemos exatamente porquê o IE está perdendo mercado, mas o Mac pode ser parte do problema. A Apple tem ganho mercado dos fabricantes menores de PCs este ano e está pondo pressão sobre líderes como Dell e Hewlett-Packard nesse processo. O Mac não roda o IE. Não o faz há anos. Todo usuário que migra do PC para o Mac muda também do IE para… qualquer outra coisa”.

“Os fãs do Mac lhe dirão que o Safari é o melhor navegador da plataforma. Ele certamente se sai bem em meu já não tão novo MacBook Pro, mas não é minha principal escolha. O Firefox é, pois é tanto um navegador quanto uma plataforma. (…) O Safari não tem plugins e extensões como o Firefox tem. O IE oferece plugins no Windows, mas os usuários aparentemente se interessam mais pelos navegadores alternativos, do contrário o mercado do IE estaria estável ou crescendo”, observa Beyers.

“Os investidores da Microsoft têm motivos para preocupar-se. Isso é uma guerra e está sendo travada no campo dos navegadores. O ambiente mais funcional para a navegação em nuvem vai ganhar esse conflito”, pondera Beyers.

Deixe seu Comentário