Imprimindo documentos numa rede com sistemas operacionais diferentes

Esta é a 3ª parte da série “Montando uma rede com sistemas operacionais diferentes

Ligando as impressoras
Um dos bons motivos para montar uma rede em seu pequeno negócio é o compartilhamento de impressora.

Impressoras que se conectam diretamente à rede via Ethernet constituem uma das mais brilhantes inovações de todos os tempos. Simplesmente plugue-a e ligue-a, e em breve estará disponível a todos os computadores da rede.

Para localizar e instalar uma impressora da rede no Windows, vá no Painel de Controle, abra Impressoras e aparelhos de fax (apenas Impressoras no Vista), clique em Adicionar impressora e use a opção Impressora de rede na caixa de diálogo que vai se abrir para navegar até o dispositivo correto.

O Windows Vista vai detectar e instalar um driver para ela, se houver algum disponível online; o Windows XP oferece uma lista de drivers disponíveis. Talvez os nomes das impressoras não sejam exibidos no XP caso o nome do seu grupo de trabalho seja diferente daquele ao qual a impressora pertence.

Para localizar a impressora, faça parte temporariamente desse grupo antes de navegar em busca do periférico. Em geral é bem mais fácil compartilhar recursos entre computadores se todos estiverem configurados com o mesmo nome de workgroup. E em redes pequenas, isso deve ser condição-padrão.

Para localizar uma impressora no OS X 10.5, abra System Preferences, escolha Print and Fax, clique no ícone do cadeado para permitir alterações, e depois no sinal de mais (“+”) para adicionar uma impressora. Se sua impressora não aparecer na lista padrão, você pode localizá-la na categoria Windows.

No Ubuntu Linux, escolha System•Administration•Printing, clique em New Printer, selecione a impressora na lista que vai aparecer e clique em Forward para escolher o driver correto e instalar a impressora.

Não obstante, você pode querer compartilhar uma impressora conectada diretamente a um PC com outros computadores em rede. Para compartilhar um impressora no Windows, primeiro ative o Compartilhamento de arquivos e impressoras.

No Windows XP, abra Conexões de rede no Painel de Controle, clique com o botão direito na sua conexão de rede ativa e escolha Propriedades. Marque Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft no campo Esta conexão usa esses itens e clique em OK.

Continua »

Nenhuma Resposta

Deixe seu Comentário