Trabalhar em Casa – 7 dicas para aumentar a produtividade

Trabalhar em casa é algo que todo o mundo já sonhou em fazer. Você também já deve ter pensado nisso, não?

Pois é. Poder trabalhar em qualquer horário, ficar o dia todo de pijama, ter a liberdade de fazer o que quiser, a hora que bem entender.

Tudo sem patrão pra encher o saco…

Parece bom, hein? Mas a dificuldade do Home Office é manter-se produtivo com todas as distrações que temos em casa.

Como você pode manter o foco no job se o cachorro quer brincar? Como aproveitar ao máximo a manhã de trabalho com aquela pilha enorme de pratos sujos na pia?

Home Office – Dicas de Produtividade

Foi pensando nessas situações cotidianas que montei este guia pra quem pretende trabalhar em casa. Vamos examinar algumas maneiras fáceis de trabalhar no ambiente caseiro de forma ainda mais produtiva do que se você estivesse na empresa.

Decidiu trabalhar de casa e dar um tempo naquela vida corrida do escritório? Talvez você tenha tido a oportunidade de trabalhar em um novo projeto de negócio que pode ser desenvolvido estando em qualquer lugar. Ou a sua profissão te possibilita trabalhar de modo remoto, bastando apenas um computador e acesso à Internet.
As circunstâncias podem variar mesmo; mas saiba que trabalhar em casa é sempre uma experiência incrível.

Isso não quer dizer que será sempre muito divertido e fácil como todo mundo pensa. Um Home Office exige muita disciplina. Distrações constantes, trabalho doméstico e envolvimento em atividades diárias podem ser um obstáculo para a concentração e produtividade.

Cada um tem sua própria maneira de trabalhar em casa. Por isso, o que funciona para você pode não funcionar para outros.

Mas, com a ajuda das seguintes dicas e truques, você vai ser capaz de gerir melhor o trabalho de casa. E você saberá como fazê-lo confortavelmente e de forma produtiva.

A importância de um Home Office produtivo

Já viu essas pessoas totalmente desorganizadas, com a mesa do escritório sempre cheia de livros, documentos, anotações, e material espalhado por todo lado? Para eles a bagunça não é um pesadelo. Esses trabalhadores enxergam no caos um estímulo à alta produtividade, um sinal de que eles estão sempre fazendo algo útil. Daí não arrumam nunca o ambiente de trabalho.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que você não está só. Uma famosa citação pode até te consolar se você trabalha em meio à desordem:

Se uma mesa cheia é sinal de mente desordenada, uma mesa vazia é sinal de quê?

Albert Einstein

Então não se preocupe demais. O importante mesmo é descobrir o que torna você mais produtivo. Em que tipo de ambiente você trabalha melhor? Objetos espalhados tiram sua concentração?

Eu, por exemplo, não preciso de organização máxima no ambiente de trabalho, mas preciso estar em um local tranquilo. Meu escritório tem sempre uma música suave rolando, e algumas vezes o som pode ser até mais agitadinho (aliás, não consigo trabalhar sem ouvir música). Minha mesa não chega a ser bagunçada mas tem sempre umas coisas soltas por cima. No meu caso, para ser produtivo eu preciso de um ambiente calmo, sem gente discutindo ou falando ao mesmo tempo.

E uns bons fones de ouvido ajudam bastante quando há mais gente no ambiente.

Mas, e você: prefere a desordem? Acha que existe organização por trás do caos?

Não há uma resposta certa ou errada a esse respeito. Mas, se você ainda tiver dúvidas sobre qual ambiente é o mais favorável, experimente locais de trabalho diferentes, em horários variados, para verificar onde você produz melhor.

Com isto em mente, vamos examinar alguns métodos “universais” de trabalho em casa, aplicáveis a trabalhadores de todas as áreas. Concentra aí e vamos lá:

1. Separe o ambiente de trabalho da área pessoal

Eu sempre enfrentei essa situação quando precisava trabalhar de casa. Péssimo costume. Combinar espaço de trabalho com sala de estar não é uma boa maneira de ser produtivo.

Claro que poder assistir a Netflix enquanto você trabalha é tentador, mas faça isso nos momentos de intervalo, quando as tarefas diminuem. Juntar entretenimento com as tarefas laborais é algo que diminui significativamente a produtividade. Além disso, você precisa de uma forma equilibrada para distribuir seu tempo entre diversão e trabalho. Você está em casa para trabalhar; se não consegue fazer isto e precisa de diversão todo o tempo, volte para a empresa.

Mas o contrário também pode acontecer, e é igualmente perigoso. A dificuldade pode ser não conseguir se desligar do trabalho. Entenda e separe bem os assuntos: não leve os problemas do trabalho pra casa. Se você teve um dia difícil em seu Home Office, quando terminar o expediente saia de lá, tranque a porta e só volte no dia seguinte. Agora sim é hora de ver um bom filme, tomar uma bebidinha e brincar com o cachorro.

Ah, e sua família também está esperando você “voltar do trabalho”.

As 5 principais distrações de quem trabalha em casa são:
  1. Dar atenção às crianças e à família (60%)
  2. Falta de acesso aos equipamentos do escritório (28%)
  3. Desejo de fazer tarefas domésticas (26%)
  4. Tentação de manter a televisão ligada como ‘companhia’ (24%)
  5. Falta de espaço de trabalho adequado (18%)

Soa familiar? Se você trabalha de casa já deve ter enfrentado um ou mais desses problemas.

Trabalhe em casa apenas nos horários estabelecidos e sem distrações. É preciso fazer uma clara distinção (física ou mentalmente) entre o espaço de trabalho e a área de entretenimento pessoal. A separação pode consistir tanto em dedicar intervalos de tempo específicos para trabalhar, como em manter as distrações bem longe.

Pode ser difícil no início mas é muito importante manter essas separações. Se você puder, transforme um quarto livre em seu escritório, em vez de trabalhar no sofá ou na mesa da cozinha. Você gosta de cozinhar e preparar petiscos & guloseimas? Então não trabalhe na bancada da cozinha americana…

Dica interessante: Se o seu espaço de trabalho não é uma sala separada da área onde você gasta o seu tempo livre, separe os espaços com um biombo, uma tapadeira, ou até mande instalar uma divisória.

2. Organize sua desordem para economizar tempo

Se você é daqueles que não se importam com a bagunça, tente ao menos organizá-la um pouco.

Olhe por este lado: você tem um monte de coisas. Livros, anotações, cadernos, lápis, canetas, e está tudo espalhado por toda parte. O desktop do seu computador está cheio de imagens antigas, documentos do Word, planilhas do Excel e muito mais.

Você sabe onde estão as coisas, mas quanto tempo você leva para conseguir encontrar os objetos e arquivos? Você sabe quanto tempo você desperdiça diariamente pelo fato de não ter tudo à mão rapidamente? Pense nisso: tempo é dinheiro.

Aqui estão alguns passos que você pode tomar se você acha que já é hora de reorganizar um pouco o ambiente.

  1. Faça uma limpeza e reúna os cartões espalhados. Junte todos os recibos, notas, folhas, etc, e coloque-os em uma caixa.
  2. Encontre um recipiente adequado para as canetas, lápis e qualquer outro equipamento que você tenha em sua mesa.
  3. Faça uma limpeza semanal no computador e apague todos os arquivos que servem apenas para distração ou não sejam mais utilizados.
  4. Jogue fora o que não for mais usar. Garrafas de água vazias, pacotes de bala ou caixinhas disso e daquilo são apenas lixo.

Dica valiosa: Use um triturador de papel para se livrar de documentos que não são mais necessários. Isso pode pode ser divertido!

3. Vista-se bem

Já está comprovado que ter um ritual toda manhã te ajuda a aumentar a produtividade ao chegar no trabalho. Mas e se você trabalha em casa mesmo?

Você pode se sentir tentado a passar o dia inteiro de pijama, beber e comer lanches o tempo todo. Mas nada disso é saudável, nem para o corpo nem para a mente.

Procure acordar cedo e se vestir adequadamente, como se você fosse ir a uma reunião, ou para o escritório. Esta é uma maneira de enfrentar o dia com um espírito adequado, aumentando sua produtividade.

O tipo de roupa que você usa está diretamente ligado ao seu nível de produtividade:

  • As roupas representam códigos de conduta e são simbólicas, tendo grande efeito sobre a forma como nos sentimos. As pessoas têm a tendência de se cercar de objetos que reforçam a sua auto-percepção. As roupas não são exceção a esta regra.
  • Quanto mais tempo nós dedicarmos à nossa aparência, mais estaremos motivados para interagir com os outros. Interagir com mais pessoas nos torna mais produtivos. Já reparou como você produz mais em um evento de networking, e como fica mais ativo numa festa?
  • Trocar de roupa no final do dia de trabalho ajuda sua mente a separar os ambientes e períodos, e perceber quando você “chegou em casa”.

Claro, se você se sentir mais eficiente ao trabalhar com uma roupa mais folgada, tudo bem.

4. Invista em móveis belos e ergonômicos

De vez em quando você deve fazer uma pausa e esticar as pernas um pouco. Mas e se você tiver que ficar à mesa de trabalho durante horas?

É sempre importante investir em mobiliário ergonómico para o seu escritório. Você não pode diminuir sua produtividade e nem enfraquecer sua saúde devido a um espaço de trabalho inadequado.

Se puder, tente arranjar uma cadeira ergonômica e até mesmo uma standing desk. Trabalhar um pouco de pé é bom para as costas e mudar de posição também ajuda a ser mais produtivo.

Você não acredita que vale a pena investir em uma boa cadeira? Pense no que significa a ergonomia:

  • Ergonomia melhora a produtividade. As melhores soluções ergonômicas garantem um local de trabalho mais funcional, permitindo a você trabalhar com uma boa postura, menos esforço, menos movimentos e proporcionando uma maior extensão muscular.
  • Ergonomia melhora a qualidade. Uma postura não ergonômica leva o trabalhador a se sentir frustrado e cansado, não exercendo suas funções de forma adequada. Quando há uma carga excessiva de trabalho e o trabalhador não está bem do ponto de vista físico, ele é incapaz de executar o trabalho de acordo com as normas em que foi treinado. O resultado são produtos e serviços de baixa qualidade.

Vale a pena: fazer uma busca numa loja de móveis on-line, para encontrar a solução ergonômica adequada para você.

5. Considere trabalhar num espaço de coworking

Trabalhar em casa está ficando meio chato? Faça uma pausa na rotina e vá trabalhar em outro local. Felizmente você tem a liberdade de trabalhar onde quiser.

Você pode trabalhar a partir de uma biblioteca, um café ou até alugar um espaço de coworking para trabalhar alguns dias. Isso vai te ajudar a recuperar sua concentração, tirando sua mente do ambiente de casa. Ver outras pessoas é especialmente útil nesse sentido.

Tente trabalhar em um local com muita luz natural. Vários estudos realizados por psicólogos e especialistas em arquitetura de iluminação descobriram que a exposição à luz natural aumenta muito a eficiência no trabalho.

Além disso, trabalhar em um espaço verdadeiro de coworking – não em um café ou uma biblioteca – pode levar você a encontrar alguém que possa ajudá-lo em suas tarefas (e vice-versa). Isso sem falar que em ambientes de coworking são fechados muitos negócios e surgem muitas ideias, o que gera satisfação e leva a maior produtividade.

6. Prepare as refeições da semana com antecedência

Se você trabalha sem companhia em casa, tem que tirar tempo para cozinhar.

Para evitar gastar muito tempo na cozinha, tente preparar algo com antecedência na noite de domingo. A ideia é cozinhar algo em quantidade e dividir em vários recipientes. Assim, você terá o que comer durante toda a semana sem perder tempo cozinhando durante o horário comercial.

Este método tem sido adotado há anos por fisiculturistas e atletas. Também pode ser útil para os empresários, não é?

7. Saiba quando é hora de desconectar

As pessoas sempre ficam admiradas ao ouvir falar de empresários que alcançaram seus objetivos, trabalhando forte por longos períodos. Mas o que muitas vezes não se sabe é que essas pessoas dedicam bastante tempo para si mesmos.

Eles sabem quando parar e tirar a tomada.

É importante saber que não há nada de errado em fazer uma pausa. Você pode assistir a TV por algumas horas. Você pode fazer o que quiser e quando quiser, se você sentir que você merece e que está precisando dar um tempo.

Algumas razões de por que é importante desconectar-se um pouco:

  • Um pouco de recreação no trabalho ajuda a limpar os sentimentos não saudáveis como ciúme, inveja e solidão.
  • Fazer uma pausa para relaxar ajuda na luta contra o medo de perder.
  • A vida nos oferece coisas maravilhosas.
  • Desligar-se é regenerante.

Então, ok.
Faça uma maratona daquela série do Netflix que você gosta. Vá correr ou passear no parque. Faça o que você gosta! Mas faça somente depois de ter feito o seu trabalho diário. Uma maneira fácil de marcar o fim de um dia de trabalho é escrever um diário. Um diário sobre a produtividade, como um espaço dedicado a refletir sobre suas conquistas diárias.

Você pode documentar o que foi feito durante o dia e definir suas metas para o dia seguinte. Preencher o diário cada noite é uma atividade produtiva, ideal para fechar o dia laboral.

Conclusão

Descobrimos 7 maneiras de trabalhar a partir de casa e ser mais produtivo. E agora, é a sua vez de colocá-las em prática! Adaptar-se a estas novas formas de trabalho pode levar tempo, mas a longo prazo compensa muito.

Deixe seu comentário abaixo sobre qual desses métodos funcionam melhor pra você, ou se você tiver outras ideias deixe sua sugestão!

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