Google Docs ou Office – Qual o melhor editor?

A nova versão do pacote de produtividade online Google Docs conta com melhorias consideráveis em ferramentas de colaboração, bem como em edição e formatação, além de um software de planilhas mais rápido e útil e de um novo sistema de colaboração de desenhos.

É uma atualização importante especialmente para empresas que consideram vital trabalhar com ferramentas colaborativas.

Mas a atualização deixa de lado a função de acesso offline aos documentos – pelo menos por enquanto – o que não deve acabar com o reinado do Microsoft.

Certamente não é mera coincidência a chegada de um grande upgrade no Google Docs logo antes do lançamento do Office 2010. Baseado no que avaliamos da versão beta do Office 2010, esta nova versão do Google Docs é bem superior do que a versão web do Office. Aqueles que desejam colaborar em documentos online devem preferir o Google Docs, mas usuários que buscam um pacote mais poderoso ainda ficarão com o Office.

Vale notar que os usuários do Google Docs continuam usando a versão antiga como padrão e terão de buscar o upgrade para usar as novas funcionalidades.

Para acessar a nova versão do Docs é necessário acessar a lista do Docs, clicar na área de Configurações (Settings) na parte superior direita da tela e selecionar Document Settings. Em seguida é necessário clicar no link Editing e selecionar a opção “Create new text documents using the latest version of the document editor” (“Criar novos documentos de texto usando a última versão do editor de documentos”).  É importante que o usuário guarde estes passos se quiser retornar à versão antiga do Docs.

O usuário deve ter em mente que, ao criar um documento com uma nova versão do Google Docs, o documento será sempre aberto na nova versão, mesmo que o internauta volte para a versão antiga para criar documentos. A regra se mantém mesmo para documentos criados por outros usuários. Além disso, se você está usando a nova versão do pacote, pode editar documentos criados com a versão antiga.

Processador de textos

Exibir ▼

Planilha

Exibir ▼

Ferramenta de gráficos

Exibir ▼

Deixe seu Comentário