G.ho.st

Um projeto realizado entre programadores palestinos e israelenses, o G.ho.st é baseado nos serviços web S3 da Amazon e recentemente saiu da fase Alpha para Beta público.

O serviço diz ser o único verdadeiro Web OS, já que o serviço diz que pode trabalhar abertamente e sem amarras com aplicativos web de terceiros como Google Docs e Zoho.

O G.ho.st é uma promessa e possui ferramentas muito funcionais, mas não tem um bom acabamento e a usabilidade foi um pouco inconstante.

ghost_450.jpg

Por exemplo, quando se clica em um item do desktop, essa opção fica destacada, mas só irá abrir se você clicar novamente.

Além disso, também tivemos um problema irritante com os atalhos no teclado. A função não funcionava corretamente, fazendo ser impossível digitar as teclas “n” ou “s”, sem que o serviço entendesse como sendo um processo para salvar o arquivo ou restaurar a navegação.

Não precisamos nem dizer que foi praticamente impossível usar o serviço dessa forma; no entanto durante os dias que testamos o G.ho.st, este problema ocorreu uma só vez e conseguimos eliminá-lo apenas restaurando a página do navegador.

Mas o serviço também oferece muitas opções, incluindo 15GB de armazenamento gratuito; suporte para até 24 tipos de línguas diferentes (incluindo português); um bom gerenciador de sincronização de arquivos; aplicativo para celular; e-mail do G.ho.st com suporte POP; MP3 player, uma ferramenta de busca integrada ao Flickr; mensageiro instantâneo com suporte para os protocolos da AOL, Gmail, Yahoo e MSN; rápido acesso a uma variedade de buscas online como Google, Yahoo e Wikipedia; e uma grande biblioteca de aplicativos que o usuário pode usar para personalizar sua página no G.ho.st.

E o G.ho.st tem a melhor usabilidade de navegação entre todos os serviços testados. Ele salva seus cookies e histórico de navegação, para que se possa acessá-los a partir de outro computador. O serviço utiliza o pacote Office online do Zoho para seus aplicativos principais de produtividade e os programas podem ser vistos dentro da mesma página.

O usuário também pode salvar e acessar os arquivos da sua conta do Google Docs, e também pode enviar um documento diretamente para os aplicativos da Microsoft Office em seu desktop. O único lado ruim é que o serviço não tem um leitor de PDF.

Prós: Oferece 15GB de espaço gratuito; suporte para uma grande variedade de arquivos; boa ferramenta de e-mail; funções de arrastar e soltar; e MP3 player.

Contras: Não tem suporte para PDF; é bastante instável, mas que pode ser corrigido com uma restauração no navegador.

Dica: A página inicial do G.ho.st por padrão está em hebraico. Então na barra de endereço substitua a sílaba “he” (de hebraico) por “en” (de inglês) para que você consiga navegar pelo site.

Deixe seu Comentário