Firefox 3.0 chega ao “fim da vida”

Navegador deixará de ser atualizado a partir do fim deste mês

Um documento no Wiki da Mozilla Foundation confirma que o Firefox 3.0.19, programado para 30 de Março, será a última versão da “família 3.0” do popular navegador.

O software foi originalmente lançado em junho de 2008, atrelado a uma campanha para incentivar os downloads e colocá-lo no livro dos recordes como “o software mais baixado em 24 horas”. O feito confirmado quando o navegador passou por muito a marca esperada de 5 milhões de cópias, chegando a 8.3 milhões de downloads no primeiro dia após o lançamento.

Segundo o blog Deeptech, da CNET, descontinuar o navegador “tão cedo” faz parte de uma tendência entre os desenvolvedores de atualizações mais frequentes, não só para incentivar a adoção de novos recursos, como também para reduzir riscos de segurança e os recursos gastos em testes e manutenção de código legado.

Incentivando a atualização, os desenvolvedores esperam evitar o que acontece com o Internet Explorer 6, que mesmo uma década após o lançamento ainda detém quase 21% do mercado de navegadores, e causa problemas de segurança para os usuários e dores de cabeça para os desenvolvedores web.

A versão atual do Firefox é a 3.6, e os desenvolvedores já trabalham no Firefox 4, ainda sem data para o lançamento. Recentemente, alguns dos estudos de interface para o navegador foram publicados na web, mostrando uma tendência rumo à simplicidade adotada por um de seus concorrentes, o Google Chrome.

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Firefox 3.0 chega ao “fim da vida” 18 de março de 2010

Deixe seu Comentário